CADERNO ANIMAL
Petiscos naturais: receitas seguras para agradar seu cãozinho
Publicado em 26/09/2022 às 12:37
Recentemente acompanhamos várias notícias sobre morte de cães com suspeita de intoxicação, após terem ingerido petiscos industrializados, contaminados com uma determinada substância.
Essa tragédia serviu de alerta pra muitos tutores, que não faziam ideia de que tais petiscos poderiam causar tantos danos à saúde dos animais.
Mas o que podemos oferecer para nossos cães sem expô-los ao risco de tantas substâncias tóxicas?
Os petiscos que não possuem corantes, aromatizantes, conservantes e outros elementos artificiais são os mais seguros.
Mordedores desidratados também são excelentes pra distrair os dentinhos nervosos e aliviar o estresse.
Stephanie, da Natural Pet Food, diz que "Não adianta caprichar na alimentação e pecar nos petiscos. Oferecer petiscos errados tanto podem interferir na nutrição do pet quanto no balanceamento da dieta. E mesmo petiscos considerados naturais como as frutas, se ofertados na quantidade errada podem ser uma fonte de açúcar considerável pro organismo e, se dado no momento errado, como por exemplo muito próximo às refeições, podem aumentar muito as fibras e atrapalhar a absorção das proteínas pelo organismo. É necessário saber o que está fazendo e sempre contar com profissionais que deem esse suporte."
E pra você, que gosta de fazer o petisco do seu cãozinho, anota aí essas receitas:
Biscoito de Banana com Canela
1 banana prata madura
1 ovo
1 colher de chá de mel
1 pitada de canela
Aveia pra dar liga
Misture bem todos os ingredientes, faça bolinhas pequenas (se necessário, umedeça um pouco as mãos para soltar melhor a massa), dê uma leve achatada com o garfo e leve ao forno a 180° até ficar sequinho (quanto mais crocante, melhor).
Espere esfriar e veja se seu cãozinho aprova; esse petisco, os humanos podem até dividir com ele.
Conserve em geladeira por no máximo 5 dias.
Petisco de Caldo de Ossos
1 mini caldo de ossos (140 ml)
1 ovo
Farinha de arroz ou de aveia até dar liga
Misturar todos os ingredientes até obter uma massa macia e homogênea. Caso fique muito dura, acrescente um pouco de iogurte natural ou kefir.
Abra a massa com um rolo, utilizando a mesma farinha da massa pra não grudar, corte no formato que você desejar e leve pra assar no forno a 180° até dourar, Espere esfriar antes de oferecer pra seu cãozinho.
Conserve em geladeira por no máximo 5 dias.
Moela assada
A moela pode ser uma ótima opção de petisco.
Pegue uma porção de moela limpa, cozinhe na água por volta de 20-25 minutos.
Após o cozimento, pique em pedaços pequenos, pode acrescentar alecrim ou açafrão ou orégano pra dar um gostinho especial e leve ao forno a 180° até ela ficar bem sequinha (sem deixar torrar).
Conserve em geladeira por até 5 dias. Pode congelar também! (nesse caso, congele assim que esfriar e pode deixar congelado por 15 dias).
Lombo suíno cozido
Separe um pedaço de lombo suíno sem gordura, passe um pouco de suco de limão no pedaço todo, corte em pedaços pequenos e cozinhe na água por volta de 25 minutos.
Após o cozimento, disponha os pedacinhos numa assadeira, acrescente manjericão ou hortelã se desejar, e leve ao forno por 180° até dar uma secada. Espere esfriar e ofereça a seu cãozinho.
Conservar em geladeira por até 5 dias ou congelar (nesse caso, congele assim que esfriar e pode deixar congelado por 15 dias).
Tanto a moela, quanto o lombo, também poderão ser usados pra treino, sendo mais fácil de serem manuseados se estiverem mais sequinhos.
Podemos utilizar petiscos pra treinos, pra um agradinho, pra reforçar algum comportamento que desejamos que os cães expressem e por fazer parte do cotidiano, deve ser bem selecionado.
As receitas sugeridas são seguras para cães saudáveis; caso seu cãozinho tenha algum problema de saúde, peça a orientação do seu veterinário de confiança para elaborar uma receita que ele possa ingerir.
Comentários