Tosar ou não tosar: eis a questão!

Com o calor chegando, muitos tutores pensam logo em tosar seus cães pra dar uma refrescada, mas será que a tosa é mesmo necessária e a solução para o calor?

Nós, quando estamos com calor, transpiramos; as glândulas sudoríparas encontradas em nossa pele liberam suor, que evapora e refresca nosso corpo. 

Os cães não possuem tais glândulas na pele, eles regulam sua temperatura através da respiração – por isso eles costumam ficar ofegantes em dias mais quentes. 

Além da respiração, os pelos funcionam como isolantes térmicos, protegendo a pele do calor e de queimaduras. 

Cães muito peludos como os samoiedas, aparentemente, sofrem mais com o calor mas esses não podem nunca ser tosados pois a tosa, nesses animais, pode danificar os folículos dos pelos, resultando em problemas de pele. 

A maioria dos cães podem ter os pelos aparados, até para evitar que os pelos se embolem; a tosa higiênica também é recomendada. 

Mas a tosa total dos pelos não é a melhor maneira de evitar que eles sofram pelo calor. 

Confira algumas dicas para refrescar o seu cãozinho nos dias quentes:

– Passeios apenas nos horários em que a temperatura estiver mais amena. Antes de sair com seu cão, coloque o seu pé descalço na calçada – se estiver quente pra você, estará pra ele. 

– Oferecer gelo na água é uma boa maneira de refrescar seu cãozinho.

– Evite o uso de roupas e vestidos; caso deseje enfeitá-lo pra sair, opte por algo mais leve, como uma bandana.

– Se estiver muito abafado, deixe um ventilador ligado para fazer o ar circular.

– O uso de um tapete térmico, encontrado em pet shops, pode ser útil também.

– Caso você leve seu cãozinho à praia ou a piscina pra curtir um dia de calor, o uso do protetor solar é indicado principalmente para cães de pelo curto e áreas onde o pelo é escasso (como próximo ao focinho).

– Roupas UV também são uma alternativa para proteger dos efeitos dos raios solares. 

– Outro ponto importante é, se você tiver um cãozinho braquicefálico, a atenção é redobrado!  Esses cães são muito sensíveis ao calor e podem passar muito mal em dias quentes.

Procure saber se a tosa é indicada para a pelagem do seu cãozinho, siga essas dicas e aproveite os dias quentes para brincadeiras com água e passeios ao ar livre!