BICHOS
Coruja-das-torres ferida e desacordada sobrevive após ser resgatada por família em Caiçara
Pela característica do machucado, acredita-se que o animal possa ter sido ferido por arremessos de pedras de estilingue.
Publicado em 24/09/2024 às 17:19
Uma coruja-das-torres foi resgatada na manhã desta terça-feira (24), em uma casa no município de Caiçara, no Brejo paraibano. Foram os moradores da residência que encontraram a ave desacordada e com ferimento na asa, na noite do último domingo (22), em uma praça da cidade.
A professora Jussara Vieira foi quem levou a coruja para sua casa, e imediatamente agiu com os primeiros cuidados na esperança de salvá-la.
“A minha filha estava andando de bicicleta na praça quando se deparou com a coruja no chão. Ela estava com meu primo, e ele sabendo que nós somos amantes de animais, trouxe a coruja até minha casa na tentativa de um resgate, só que ela estava muito debilitada, não abria os olhos, não esboçava nenhuma reação. A gente ainda tentou colocar água, demos água com uma seringa”.
Ainda no domingo, apesar dos cuidados, a coruja não estava apresentando melhoras e a professora foi dormir preocupada com a situação. No dia seguinte, antes de sair para o trabalho, foi ver a coruja que tinha deixado em um terreno na frente de sua casa e teve uma ótima surpresa.
“Ela já estava com os olhos abertos, mexendo a cabeça, então eu decidi levar ela pra dentro da minha casa e acionar os órgãos competentes para fazer o resgate”.
A coruja não conseguia voar e, pela característica do machucado, acredita-se que o animal possa ter sido ferido por arremessos de pedras de estilingue.
A coruja foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, em Cabedelo, onde ficará sob os cuidados de veterinários. Após a recuperação, a coruja deve ser devolvida ao habitat natural.
Comentários