icon search
home icon Home > bichos
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

BICHOS

Cuidados com o corpo deixam idosos mais ativos e saudáveis

Uma das atividades recomendadas pelos especialistas é o pilates. O método fortalece a musculatura e as articulações, entre outros benefícios.

Publicado em 12/04/2015 às 11:30

No Brasil, o número de pessoas acima dos 65 anos já ultrapassou os 14 milhões. Os idosos passaram de 4,8% para 7,4% da população brasileira em apenas 20 anos e a expectativa de vida hoje é de 79,4 anos segundo o IBGE. Já estamos vivendo mais, e a grande questão agora é aprender a aproveitar melhor o tempo que ganhamos e buscar alternativas para viver saudável e feliz.
Com o avanço da idade é comum surgirem problemas ósseos, de pele, nas articulações, perda de massa muscular e a diminuição da flexibilidade e do equilíbrio. Mas a boa notícia é que as pessoas já estão incluindo novos hábitos a sua rotina, com uma alimentação mais saudável, cuidados com a pele e a prática de exercícios.
Uma das atividades recomendadas pelos especialistas é o pilates. O método fortalece a musculatura e as articulações, corrige a postura, melhora a capacidade respiratória, o equilíbrio e a flexibilidade, evitando lesões e aliviando dores típicas desta fase.
Pessoas da terceira idade têm melhorado intensamente sua qualidade de vida com a prática do Pilates. (Foto: Kleide Teixeira)
Para Rossana Vasconcelos, fisioterapeuta do Centro Equilibra, os benefícios do pilates independem da idade e do gênero. “Além de promover o bem-estar em todos os sentidos, o pilates também é aconselhado por médicos e especialistas para auxiliar no tratamento de várias enfermidades como osteoporose, artrites, reumatismos, diabetes, Parkinson, entre outras. Pessoas da terceira idade têm melhorado intensamente sua qualidade de vida com a prática do método”, explica.
Além disso, o método ajuda a melhorar a qualidade de vida, o humor e a autoestima dos idosos, que se sentem mais animados e capazes de realizarem as tarefas cotidianas do seu dia a dia. “Permanecer ativo é a chave para manter-se jovem, pois nada pior do que a imobilidade para envelhecer rapidamente. Ver um idoso retomando sua autonomia é muito gratificante”, comenta a fisioterapeuta Rossana Vasconcelos, do Centro Equilibra.
Para Miriam Guerra de Carvalho, 74 anos, que faz Pilates desde 2006, os benefícios são vários. “Para mim, começar a fazer pilates mudou tudo. Melhorei a postura, melhorei o andar, a disposição. Hoje me sinto bem melhor”, destaca.
Pele merece atenção especial
Para melhorar a hidratação da pele dos idosos são os produtos específicos para a faixa etária, como os da linha Natura VôVó
Outro problema frequente nos idosos são os de pele, como ressecamento, desidratação, fissuras, descamação e a perda de proteínas como o colágeno e a elastina, que são responsáveis pela sustentação e elasticidade.
“A pele do idoso apresenta menos hidratação por causa da redução da espessura da derme e epiderme, causando diminuição da elasticidade e da secreção das glândulas sebáceas, que facilitam a perda da água da barreira de hidratação”, explica a dermatologista do Hapvida Saúde, Samanta Meneguzzi.
Porém, hoje existem vários recursos para retardar o envelhecimento e melhorar a aparência. Entre as dicas dos especialistas para quem possui mais idade, está a ingestão de água, alimentação equilibrada, exercício físico, esfoliação da pele com microesferas não abrasivas ou à base de ácidos, para promover a renovação celular, sem machucar essa pele que é muito sensível.
A ação do tempo com o fotoenvelhecimento, poluição, emissão de gases, álcool e tabagismo são as grandes causas do envelhecimento precoce. Isso favorece o aparecimento de manchas, o ressecamento da pele, a descamação excessiva (camada córnea), e eventualmente podem aparecer fissuras nessa pele, em decorrência da falta de hidratação, tanto de água quanto do uso de hidratante tópico.
De acordo com Samanta Meneguzzi, é fundamental passar hidratante em todo o corpo após o banho. “Isso evita a evolução do ressecamento da pele, que pode facilitar o aparecimento de infecções cutâneas e outros problemas. Nessa fase, também é comum surgirem melanoses solares nas áreas mais expostas, como braços, faces e tórax, sendo necessário evitar exposição exagerada ao sol e sempre utilizar o protetor solar”, orienta a dermatologista.
Uma dica para melhorar a hidratação da pele dos idosos são os produtos específicos para a faixa etária, como os da linha Natura VôVó, enriquecidos com o extrato oleoso da bardana (raiz), que tem propriedades antioxidantes, e pelo óleo de semente de uva (fruto), que proporciona maciez para a pele.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp