icon search
icon search
home icon Home > bichos
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

BICHOS

Dia dos Animais de Rua: campanha sobre adoção responsável acontece em Campina Grande

Centro de Controle de Zoonoses promove ações a fim de ajudar os animais a encontrarem um lar.

Publicado em 04/04/2022 às 9:45


                                        
                                            Dia dos Animais de Rua: campanha sobre adoção responsável acontece em Campina Grande
Closeup of cats. rawpixel.com

Em alusão ao Dia Internacional dos Animais de Rua, que é nesta segunda-feira (4), o Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande está promovendo ações de conscientização em relação aos cuidados com os animais e sobre a importância da adoção responsável

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande, Aretusa Nascimento, essa data é importante, pois funciona como mais uma oportunidade de falar para as pessoas sobre a importância da adoção e dos cuidados que devemos ter com esses animais

Essa data [4 de abril] não é um dia para comemorar, mas sim para conscientizar”, ressaltou. 

Ela explicou que dois fenômenos são responsáveis pelo aumento de animais de rua na cidade. O primeiro é a reprodução natural, pois como esses animais não são castrados, por viverem em situação de rua, eles acabam se reproduzindo. Para essa situação, a coordenadora do zoonoses conta que a solução são políticas públicas de cuidados aos animais. 

Já o segundo fenômeno que faz o número de animais de rua aumentar é o abandono. Nesses casos, são pessoas que adotam os animais e por algum motivo os colocam na rua. Logo, para essas situações, a solução é a conscientização das pessoas

Aretusa ainda conta que é possível ajudar os animais de rua, mesmo que as pessoas não possam levá-los para dentro de casa. Por exemplo, colocando água ou comida na calçada, ou na rua, pode ajudar a acabar com a fome e com a sede dos animais que estão em situação de rua. 

Como adotar um animal no zoonoses de Campina Grande 

A coordenadora aconselha que antes de adotar um animal, o interessado precisa se fazer alguns questionamentos, por exemplo:

  • Você sabe que o animal tem uma vida prolongada?
  • Sabendo disso, você tem condições de cuidar dele com carinho e assistência de saúde?
  • Sua família aceita esse animal?

Caso as respostas para essas perguntas forem positivas, essa adoção, provavelmente, será realizada de forma responsável. 

Para adotar, é preciso levar a identidade, o CPF e um comprovante de residência até o centro de zoonoses de Campina Grande. O interessado deve passar por uma entrevista, para que o zoonoses possa identificar qual é o perfil das pessoas que vão adotar. 

O centro de zoonoses fica localizado na rua Isolda Barros Torquato, s/n, no bairro Bodocongó. O número para contato é o (83) 3310-7062.

Animais de rua em Campina Grande

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande, houve uma crescente no número de abandono de cães e gatos desde o início da disseminação da Covid-19 no município e, por consequência, um número menor de adoções.

De janeiro a junho de 2019, antes da pandemia, havia em Campina Grande 1.141 animais resgatados em situação de rua, para 418 adoções, de acordo com os dados da coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses do município, Aretusa Nascimento. Ao analisar o mesmo período no ano passado, durante a pandemia, apenas 358 adoções foram registradas de um total de 1.255 animais resgatados.

Abandono de animais é crime no Brasil

O abandono é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, segundo a nova Lei Federal nº 14.064/20, que altera a Lei nº 9.605/1998 e aumenta a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.

Imagem

João Alfredo Motta

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp