icon search
icon search
home icon Home > bichos
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

BICHOS

Funcional é a palavra da moda para manter o peso e a dieta em dia

Um dos pontos positivos do treino funcional é que ele pode ser realizado em qualquer lugar, e não apenas na academia.

Publicado em 26/04/2015 às 14:00

Você detesta musculação e morre de preguiça de fazer aulas de aeróbica. Mas pode respirar aliviado porque há outros meios para perder peso e definir o corpo. A moda agora é o treino funcional, que garante resultados quase milagrosos, com atividades de puxar, empurrar, saltar, correr e arremessar usando o próprio corpo. Funcionais também são as dietas para quem deseja manter uma alimentação balanceada e saudável. A moda dos funcionais parece que chegou para ficar.

O profissional de educação física Hugo Araújo explicou que o treinamento chamado funcional pode incluir exercícios de equilíbrio, agilidade, coordenação e qualquer outro tipo de habilidade que a atividade venha exigir. Tudo vai depender do objetivo de cada um. “O treino deve ser respeitado e prescrito, sempre levando em consideração os movimentos naturais do corpo. O treinamento funcional, segundo o educador, visa o balanceamento da musculatura e é muito mais que uma mistura de musculação e aeróbica. O ideal é que o treino seja realizado pelo menos três vezes por semana, com uma hora de duração em cada dia.

Há quem pense que treino funcional só serve para perder peso, o que já seria por si só um bom motivo para aderi-lo, mas os benefícios vão além. “Dependendo do objetivo de cada aluno, podemos fazer um treino de hipertrofia e de definição muscular”, afirmou Araújo. Segundo ele, o treino funcional implica em um gasto energético muito maior que os exercícios tradicionais e traz contribuições valorosas como: melhora da flexibilidade, otimização da coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório, o que ajuda a reduzir lesões e dores no corpo. “Isso sem contar que eleva a autoestima do aluno”, contou.

Como não utiliza máquinas de peso fixo e a base são movimentos naturais do corpo, o treinamento funcional pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer idade e sexo, conforme explicou o educador físico. “O que precisa ser respeitado é a individualidade biológica de cada um”, declarou. Em outras palavras isso significa que: o treino que serve para um pode não servir para outro. As particularidades sempre são consideradas.

Outro ponto positivo do treino funcional é que ele pode ser realizado em qualquer lugar, e não apenas na academia. No entanto, o aluno não pode dispensar as orientações de um profissional de educação física para elaborar seu plano de treino de forma segura e eficaz. Segundo Araújo, no primeiro mês de treino o aluno já consegue observar melhoras, seja física ou mental. “Quanto mais disciplinado for o aluno, treinando de forma correta e fazendo uma alimentação balanceada, os resultados irão aparecer mais rápido”, destacou.

A estudante de odontologia, Raiane Alves Souto Maior, disse que detesta musculação e que nunca conseguiu ficar mais de cinco meses ininterruptos na academia, mas tudo mudou depois que ela foi convidada para uma aula experimental de treino funcional. Desde então, ela se tornou uma aluna disciplinada. “Eu nunca simpatizei com academia por causa das repetições dos exercícios, que acaba sendo algo monótono”, declarou.

Raiane disse que três meses após o início do treino funcional notou mudanças significativas no corpo, principalmente no que se refere ao emagrecimento e à transformação de gordura em massa magra. “Melhora o equilíbrio e a flexibilidade, não quero largar o treino funcional nunca mais”, afirmou a estudante, que treina três vezes por semana. Para melhorar o resultado ela mantém uma dieta balanceada, com alimentos saudáveis.

Dietas funcionais garantem saúde e alimentação balanceada

As dietas funcionais também têm feito sucesso entre as pessoas que buscam uma alimentação saudável e equilibrada. Segundo o nutricionista Francisco Oliveira, “o consumo de alimentos funcionais vem aumentando bastante como resultado de uma preocupação do indivíduo em adquirir saúde e vitalidade e não apenas como um meio de emagrecimento”. A nutrição funcional é a área que investiga os prováveis fatores alimentares e ambientais relacionados a um grande número de alterações metabólicas (obesidade, disfunções hormonais, alterações de sono e no humor, diabetes, artrite, câncer, depressão, alterações de libido, fibromialgia, etc).

De acordo com Oliveira, a dieta funcional é personalizada, ou seja, é elaborada com base na individualidade bioquímica de cada pessoa e tem intuito de tratar nutricionalmente as alterações do organismo. Na prática, a dieta funcional traz melhoria à função intestinal e às alterações comportamentais, como: compulsão alimentar, mau humor e irritabilidade. “Também age de forma benéfica na prevenção de alergia ou intolerância alimentar, prevenção de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, cânceres, envelhecimento celular precoce e ainda favorece o emagrecimento”, explicou o nutricionista.

Segundo ele, o plano alimentar individualizado não se resume em prescrever uma dieta baseada apenas em calorias ou alimentos considerados saudáveis. “O plano deve trazer o que realmente o paciente precisa em termos nutricionais para manter o bom funcionamento do organismo”, declarou Oliveira. Qualquer pessoa que busca uma alimentação saudável e longevidade pode recorrer à dieta funcional, que deve ser prescrita por um nutricionista.

O tempo da dieta também pode variar, por isso é indispensável a consulta com um profissional habilitado. “O nutricionista vai determinar o planejamento alimentar de acordo com a individualidade de cada um. A partir de avaliações periódicas vai definir por quanto tempo aquele planejamento será proposto”, explicou Oliveira.

Alguns alimentos funcionais e seus benefícios

Casca de uva, vinho tinto e maçãs – Reduzem o risco de doenças cardiovasculares e a formação de coágulos e inflamações.

Soja e derivados – Reduzem o risco de doenças cardiovasculares e traz alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa.

Brócolis, repolho, couve-flor e rabanete – Aumentam a atividade das enzimas que combatem a formação de células cancerígenas.

Tomate, goiaba e melancia – Têm atividade antioxidante, reduzem o risco de doenças cardiovasculares e protegem contra o câncer (especialmente o de próstata).

Linhaça – Inibem tumores, previnem doenças cardiovasculares e controlam o risco de doenças autoimunes e inflamatórias.

Grãos integrais, frutas e vegetais em geral – Melhoram a saúde intestinal e reduzem o risco de câncer de cólon e controla o colesterol e glicemia.

Leites fermentados e iogurtes – Melhoram a saúde intestinal e reduzem o risco de câncer de cólon.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp