icon search
icon search
home icon Home > bichos
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

BICHOS

Hábitos alimentares dos pessoenses ainda estão longe do ideal

População não se preocupa com a saúde na hora de escolher o cardápio. Prefere doces, massas e frituras a saladas e frutas.

Publicado em 03/04/2016 às 16:00

Basta uma pesquisa informal nas ruas de João Pessoa para constatar que os hábitos alimentares de muitos paraibanos deixam a desejar no quesito saúde. Massas, frituras e docinhos estão no cardápio de boa parte da parcela da população. Já as receitas com ingredientes mais naturais, como verduras, legumes e frutas, para muita gente, ficam em segundo plano.

No último dia 31, lembrado como o 'Dia da Saúde e Nutrição', nutricionista alerta para os cuidados com a qualidade na alimentação para a prevenção de doenças e combate à obesidade.

A estudante Ana Vasconcelos é a prova de que os hábitos alimentares do paraibano estão longe do ideal, assim como acontece com a maioria dos brasileiros e um fator contribuinte para a obesidade. Uma pesquisa da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), divulgada em 2015, mostrou que 44,45% dos adultos residentes na região Nordeste estão com o excesso de peso. O mesmo problema é uma realidade para 28,15% das crianças com idades de 5 a 9 anos que moram na região.

Na correria entre o fim das aulas e o intervalo até o horário do estágio, Ana Vasconcelos substitui, muitas vezes, os cereais, proteínas e carboidratos do almoço por hambúrgueres ou salgadinhos prontos. Outras vezes, o macarrão instantâneo está no cardápio.

“Têm dias que é muito corrido e aí eu faço um lanche mesmo ao invés de almoçar”, disse a jovem, argumentando que não troca o suco por refrigerante nas refeições.

Para o nutricionista Francisco Oliveira, a prática da alimentação inadequada ou pobre em nutrientes está relacionada ao consumo de alimentos industrializados e que, por conta da rotina, deixaram de preparar o próprio alimento.

“Cada vez mais as pessoas estão deixando de preparar suas próprias refeições e buscando alimentos já prontos, industrializados. Assim como optar por alimentos de rua que não agregam valor nutricional, como aquele salgado com refrigerante”, criticou o nutricionista.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp