BICHOS
Investir no bem-estar, meta do Viver Melhor
São desenvolvidos três grupos de educação em saúde: controle da diabetes; materno-infantil e equilíbrio do peso.
Publicado em 30/08/2015 às 7:07
Completando dois anos de existência, o Viver Melhor – Espaço de Saúde e Bem-Estar da Unimed JP se consolidou como um lugar voltado para prevenção, qualidade de vida e acolhimento para os clientes. O ambiente dispõe de 622 metros quadrados de área construída em uma casa localizada na Avenida Piauí, no Bairro dos Estados. No local, são atendidos os beneficiários que fazem parte dos Programas de Promoção da Saúde da Unimed João Pessoa.
Atualmente, são desenvolvidos três grupos de educação em saúde, sendo o primeiro voltado para clientes com diabetes, já que mostra como adquirir cuidados que possibilitarão o usuário conviver com a enfermidade sem perder a qualidade de vida. O segundo, materno-infantil, direcionado às clientes grávidas, busca oferecer orientações no decorrer de toda a gestação, e o terceiro, destinado ao equilíbrio do peso para pessoas que querem perdê-lo de forma saudável.
Segundo o presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno, o projeto está integrado à nova modalidade de assistência no gerenciamento de doenças crônicas, dentro da filosofia de atenção integral à saúde. Com isto, é possível prevenir e controlar as doenças de forma personalizada, em vez de tratar as consequências. “A Unimed João Pessoa é pioneira no desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida dos clientes. Antes desse assunto entrar na pauta das grandes discussões das operadoras de planos de saúde do Brasil, a cooperativa criou um setor para cuidar especificamente destas ações”, explicou.
Para a dona de casa Gilkea Dias, 72 anos, participar do grupo equilíbrio do peso foi uma mudança de vida, tendo em vista que hoje ela se tornou uma agente multiplicadora das práticas saudáveis de alimentação. “Com as orientações da equipe interdisciplinar, recebemos orientações sobre como perder peso de forma saudável e ganhar mais qualidade de vida, além de conseguir disseminar os novos hábitos alimentares para a família e amigos”, ressaltou.
A corretora de imóveis Looren Ribeiro, 28 anos, participou do grupo destinado às clientes grávidas, e ressaltou a importância das orientações que recebeu participando das reuniões realizadas no Espaço Viver Melhor. “Receber informações sobre todos os procedimentos necessários para uma gravidez tranquila foi de extrema importância para meu parto, pois me senti segura e confortável para segurar meu bebê nos braços. Por isso, gostei muito da experiência de participar do grupo materno-infantil do Espaço Viver Melhor da Unimed”.
Qualidade de vida é alvo do projeto Jampa Saúde
Piscina do Viver Melhor – Espaço de Saúde e Bem-Estar da Unimed JP
Além das atividades desenvolvidas no Espaço Viver Melhor, outro projeto desenvolvido pela Unimed JP que tem repercutido bastante é o Jampa Saúde. Essa ação, realizada na Praia do Cabo Branco, no final da Avenida Beira-Rio, inclui serviços de saúde como: disponibilização de teste de glicemia, aferição de pressão arterial e verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), bem como disponibilização de um circuito de treinamento funcional. E tudo isso é realizado gratuitamente, tanto para clientes como para pessoas que não têm plano de saúde.
De acordo com o Presidente da Unimed, Alexandre Magno, o objetivo do Jampa Saúde é levar uma perspectiva de saúde aos pessoenses e mostrar que a atividade física e as práticas corporais são sempre benéficas ao ser humano. “As mudanças nos hábitos de vida das pessoas que participam das ações de promoção da saúde são evidenciadas nos depoimentos dos nossos clientes, que sempre destacam a importância do apoio recebido para melhorar a qualidade de vida e a saúde”, explicou.
O gerente de promoção da saúde da Unimed JP, Marcelo Araújo, relembrou que os interessados em participar do treinamento funcional e dos outros serviços oferecidos pela cooperativa médica devem se dirigir à praia do Cabo Branco todas às quartas, das 17h às 19h, e aos sábados, das 6h às 9h. A atividade é acompanhada por profissionais da área, que dão orientações aos praticantes.
Marcelo explicou ainda que o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar e faz com que o praticante ganhe força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. “A cada dia estamos ganhando mais adeptos ao projeto Jampa Saúde, inclusive dos próprios colaboradores da Unimed, que visualizaram na ação uma forma de praticar exercícios físicos ao ar livre, de maneira saudável e equilibrada”, finalizou.
Grupos de Educação em saúde
GES – Diabetes
O Grupo de Educação em Saúde (GES) em Diabetes é voltado, exclusivamente, para clientes diabéticos. Pioneiro no Nordeste, foi criado em 2004 e tem o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença, através de orientações repassadas por uma equipe interdisciplinar formada por médico, enfermeira, nutricionista e psicóloga.
A sistemática é a seguinte: cada grupo participa de quatro reuniões consecutivas - uma por semana -, onde são discutidos os mais variados aspectos do diabetes pela equipe interdisciplinar. Aproximadamente, três meses depois desses encontros, é marcada uma reunião de retorno. O tema, neste caso, fica em aberto, sendo definido de acordo com as necessidades percebidas no grupo.
O encaminhamento dos clientes para esse GES é feito pelos endocrinologistas da Unimed JP. Tradicionalmente, em novembro, mês do Dia Mundial do Diabetes (14), a cooperativa realiza um grande encontro em que reúne os participantes dos grupos.
GES – Equilíbrio do Peso
Os clientes da Unimed João Pessoa contam com um importante aliado para manter o peso sob controle e evitar as consequências do sobrepeso. É o Grupo de Educação em Saúde (GES) para Equilíbrio do Peso.
Através de orientações de uma equipe interdisciplinar, os clientes recebem, gratuitamente, orientações sobre como perder peso de forma saudável e ganhar mais qualidade de vida. A equipe do grupo é formada por médico, nutricionista, educador físico, psicóloga e assistente social.
Os integrantes desse GES participam de quatro encontros consecutivos - um por semana - e de duas reuniões de retorno, onde são avaliados os resultados alcançados após as atividades propostas pelos especialistas. Após o término dos encontros, são realizadas oficinas práticas.
GES – Materno-Infantil
A gestação é um momento único na vida da mulher. A chegada do bebê traz muitas expectativas, alegrias e, é claro, uma série de mudanças fisiológicas, sociais e psicológicas. No Grupo de Educação em Saúde Materno-Infantil, totalmente gratuito e voltado para as clientes grávidas, a Unimed JP orienta as futuras mamães durante as diversas fases da gravidez.
Apesar de o alvo principal ser as mulheres, os homens também têm espaço garantido no grupo. Na oficina do "casal grávido", eles aprendem como ajudar as esposas durante a gravidez e, depois do bebê nascido, como poderão ser úteis em atividades do dia a dia. Dessa forma, participarão mais ativamente dessa importante fase da vida de toda a família.
FASES
O GES Materno-Infantil é dividido em três fases. Cada etapa inclui dois encontros, que são coordenados por uma equipe interdisciplinar formada por nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social e enfermeira. Ao final de cada fase, é realizada uma oficina para o casal.
As três fases são independentes, portanto a mulher não precisa participar de todas. Mas, quanto maior a participação, melhores serão os resultados. Confira quais são as fases:
Grupo Jasmim
Voltado para as mulheres que estiverem no primeiro período da gestação, que compreende entre 4 e 12 semanas, ou seja, até três meses.
Grupo Lírio
As mulheres que estiverem no período entre 16 e 24 semanas da gestação (dos três aos seis meses) podem participar do Grupo Lírio.
Grupo Rosa
Esta é a última fase do GES Materno-Infantil, voltada para as mulheres entre 28 e 40 semanas de gestação (dos sete meses até o nascimento do bebê).
Comentários