BICHOS
Irara transferida para Bica de João Pessoa já pode ser visitada pelo público
Irara recém chegada é uma fêmea e se chama Yara.
Publicado em 06/04/2022 às 12:38 | Atualizado em 06/04/2022 às 13:22

A irara que foi transferida para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, já saiu da quarentena e está em ambiente que pode ser vista por visitantes, em João Pessoa. O animal saiu do zoológico Bosque Jacarandá, em Uberaba, Minas Gerais, e chegou na Paraíba no dia 24 de março deste ano.
A irara recém chegada é uma fêmea e se chama Yara. Ela veio junto com outras onças pardas -que ainda estão separadas dos outros animais para que possam passar por um período de adaptação. Elas ficam no cambiamento, que é uma área dentro do parque onde os funcionários observam a reação dos animais em relação um ao outro.
De acordo com o diretor da Bica, Rodrigo Fagundes, em relação às onças, esse tempo é necessário para que os animais possam passar por um período de adaptação.
Transporte dos animais

A transferência de animais do Bosque Jacarandá faz parte das demandas do Termo de Compromisso (TC) firmado entre a prefeitura de Uberaba e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que prevê que não haja mais animais no Bosque.
O termo foi firmado em 2019, após as condições do Parque Jacarandá serem debatidas entre a prefeitura e o MPMG. O encontro aconteceu após denúncias que o Ministério Público recebeu sobre as más condições dos animais do parque. A prefeitura se comprometeu a realizar melhorias no local e não receber mais animais.
Apesar do acordo ser para que não haja mais animais no local, a Prefeitura de Uberaba destacou que a maioria que reside no Zoológico é idoso e não pode ser retirado e nem submetido ao estresse causado pelo transporte ou visitação do público.
Comentários