BICHOS
Larissa Dona Puma deixa de gravar com lagartixa após críticas
Biólogos criticaram a presença de lagartixa em vídeos de humor de Larissa Dona Puma, por ser um animal silvestre.
Publicado em 11/01/2024 às 15:00
A influenciadora Larissa Rodrigues, conhecida como Larissa Dona Puma, anunciou em seu perfil nas redes sociais que deixará de gravar vídeos com lagartixas, após críticas de biólogos na web. A paraibana de Uiraúna ficou conhecida na internet após fazer vídeos engraçados com seus animais de estimação.
Os “atores” animais dos vídeos de Larissa são as cadelas Dona Puma e Lambu, a gata Xana Calanga, a personagem Dona Lagartixa e outros animais, como patos e galinhas.
Todos, com exceção da lagartixa, são animais de estimação de Larissa Rodrigues. No caso das lagartixas que aparecem nos vídeos, a paraibana recolhe os animais que circulam em seu quintal, grava e solta novamente.
Os biólogos Henrique Abrahão e Vinícius Ferreira gravaram vídeos criticando a influenciadora pelo uso das lagartixas nos vídeos. Henrique afirmou que o manuseio de animais silvestres é proibido.
“Nitidamente isso aqui é ilegal, você não pode mexer com animais silvestres".
Já o biólogo Vinícius Ferreira relacionou o comportamento da paraibana com maus tratos a animais silvestres.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Larissa DonaPuma (@larissadonapuma)
Em vídeos publicados nas redes sociais, Larissa Rodrigues explicou que conversou com pessoas que possuem maior conhecimento sobre a questão ambiental e foi aconselhada a não utilizar mais as lagartixas nas gravações.
Entrei em contato com outras pessoas, né, pessoas que me seguem, né, seguidores, pessoas até do Ibama mesmo e expliquei a situação. Eles me aconselharam a não fazer mais vídeos com a Dona Lagartixa para evitar esse tipo de polêmica”.
Larissa Rodrigues aproveitou para expressar insatisfação com a situação, pois, segundo ela, nenhum dos biólogos a procurou para conversar antes da publicação dos vídeos.
“O que me chateou foi que o cara no lugar de ter vindo falar comigo, o cara biólogo, né, perfil verificado e tudo. O cara foi lá, fez um vídeo, falou o que quis, sem saber das verdades”.
Criada na zona rural do Sertão paraibano, Larissa Rodrigues cresceu vendo as lagartixas circularem nos quintais, nos troncos de árvores e nas paredes. Logo, a paraibana não tinha conhecimento dos motivos de ser proibido tirar esses animais da natureza para qualquer propósito.
Impactos para a natureza
O JORNAL DA PARAÍBA conversou com o biólogo paraibano Evandro Gomes, que explicou como manusear animais silvestres pode ser prejudicial para a natureza.
“Mesmo devolvendo o animal, e digo que não deva permanecer com ele, isto vai gradativamente promovendo uma quebra na biota (conjunto de seres vivos, fauna e flora que a habitam um determinado ambiente) do animal, podendo sim, prejudicar o ciclo biológico da espécie”.
Evandro acrescentou que o manuseio desses animais pode causar alterações em seus hábitos, como por exemplo, a caça às pragas urbanas e rurais, podendo afetar até o controle biológico de pragas.
Apesar de seu posicionamento, o biólogo Evandro Gomes discorda de ataques a Larissa Rodrigues e elogiou os cuidados que ela tem com os seus animais domésticos.
“É importante analisarmos com cuidado. Primeiro não devemos demonizá-la, uma vez que ela não está praticando nenhuma ação física danosa ao animal (animais). E deixar claro que eu estou apenas colocando um posicionamento como biólogo, mas jamais criticando a influencer, visto que acho muito interessante o cuidado com seus animais domésticos”, disse Evandro.
Comentários