BICHOS
Maria Luiza, onça-pintada da Bica, passa por canal após fratura no canino
Fratura é um problema comum em felinos idosos, que é o caso de Maria Luiza.
Publicado em 28/10/2022 às 11:59
A onça-pintada idosa chamada de ‘Maria Luiza’, de 17 anos, passou por um tratamento dentário para fazer um canal após apresentar uma fratura no canino, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa. O animal, que está no parque desde 2005, foi atendido por profissionais da Paraíba, Pernambuco e São Paulo.
>> Veja tudo sobre bichos no Jornal da Paraíba
De acordo com a Bica, a fratura no canino é um problema comum em felinos idosos, que requer atenção especial, pois os animais precisam passar por anestesia geral, ter disponíveis aparelhos de monitoramento e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. No caso de Maria Luiza, o procedimento aconteceu no último dia 22.
Diagnóstico
O diagnóstico foi feito durante a realização da técnica de condicionamento do animal, realizado pelo setor de Bem-estar e Comportamento Animal da Bica. De acordo com o veterinário Thiago Nery, existe uma taxa alta de fratura de canino em felinos idosos e, no caso de Maria Luiza, ela tinha fratura com exposição de polpa dentária, que é uma situação onde o animal sente dor.
Maria Luiza
A onça-pintada Maria Luiza chegou ao parque em 2005, ainda filhote, trazida pelo Instituto de Recursos Naturais e Renováveis (Ibama). A onça-pintada é considerada o maior felino das Américas e, no Brasil, a espécie é considerada vulnerável para extinção. A expectativa de vida na natureza é de 12 a 15 anos, mas há registros de animais que viveram até 30 anos.
Comentários