icon search
icon search
home icon Home > bichos
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

BICHOS

Perigos da decoração de Natal para pets: veja quais são e como evitar

Saiba quais dicas adotar para evitar problemas com os animais e a decoração natalina, e o que fazer em casos de acidentes.

Publicado em 06/12/2025 às 15:36


				
					Perigos da decoração de Natal para pets: veja quais são e como evitar
Perigos da decoração de Natal para a saúde dos pets: veja quais são e como evitar. Freepik

Com a chegada de dezembro, muitas famílias iniciam os preparativos para a decoração de Natal, marcada por luzes, enfeites e a tradicional árvore. Mas para quem tem animais em casa a decoração natalina pode acabar se tornando motivo de estresse e representar um possível perigo para a saúde dos bichos.

LEIA TAMBÉM:

O Jornal da Paraíba reuniu dicas da médica veterinária Jessyca Carvalho sobre como manter a decoração de Natal sem possíveis riscos para a saúde dos animais de estimação.

Pets e decoração de Natal

De acordo com a veterinária Jessyca Carvalho, a decoração natalina chama atenção dos pets por ser algo que não faz parte do cotidiano da casa. Por esse motivo, existe a possibilidade dos animais tentarem derrubar a árvore de Natal e, por exemplo, acabarem mastigando enfeites.

“É importante que a gente evite alguns acidentes, como por exemplo, se tem um gatinho ou um cachorro mais curioso, tenta colocar uma base na árvore mais pesada, para que essa árvore não vire sobre o pet, um cercado para evitar que o cão ou gato escale essa árvore. Evitar deixar o pisca-pisca ligado quando você sair de casa, porque o animal pode roer o fio do pisca-pisca e provocar choque elétrico", explica.

Outra dica é buscar enfeites de tamanhos maiores para diminuir as chances de que o pet consiga engolir. A veterinária também recomenda enfeites de materiais resistentes para evitar que se quebrem caso sejam derrubados pelos animais.

"Procurar sempre bolas maiores, para dificultar a ingestão. Evitar bolas e enfeites de vidro que possam cair, quebrar e machucar as patinhas dos pets ou serem ingeridos por eles, e em caso disso acontecer, procurar o veterinário quanto antes", aconselha.

O que fazer se o pet engolir parte da decoração de Natal?

Em casos de acidentes em que o animal engula parte da decoração de Natal, a indicação da veterinária é buscar, o mais rápido possível, atendimento para o pet, a fim de evitar riscos de perfurações internas no trato intestinal.

“O ideal é ir imediatamente a uma urgência e emergência para ver qual o tipo de material [do objeto engolido], se pode ser retirado por endoscopia ou se a bolinha já desceu pelo estômago, se vai ser preciso uma intervenção cirúrgica... Depende da situação e quanto antes levar, melhor”, afirma Jessyca Carvalho.

Segundo Jessyca, caso o tutor do animal não tenha presenciado o momento do acidente, só chegue em casa e veja parte da decoração de Natal destruída, existem sintomas e alterações comportamentais que sinalizam se o animal ingeriu ou não algum objeto.

“Geralmente, quando há a ingestão de um corpo estranho, o animal apresenta muitos vômitos, apatia, dores abdominais, tende a ficar incomodado, com dores, então ao mínimo sinal, é importante levar a uma clínica veterinária”, frisa.

Imagem

Mabel Pontes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp