Paraíba tem taxa de 1,5% de pessoas que se autodeclaram homossexuais ou bissexuais, diz IBGE

Já em João Pessoa, a proporção de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais é maior: cerca de 2,9%.

Bandeira LGBT — Foto: Pixabay

A proporção de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais na Paraíba em 2019 foi 1,5%, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) através da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual. Este contingente corresponde à população com 18 anos ou mais. A proporção é menor que da parcela de pessoas que não souberam ou não quiseram responder (1,8%) à pesquisa.

A pesquisa, que investigou, pela primeira vez, e em caráter experimental, essa característica da população brasileira também indicou que a grande maioria dos paraibanos se declara heterossexual: 96,8%.

“O número de pessoas que não quiseram responder pode estar relacionado ao receio do entrevistado de se autoidentificar como homossexual ou bissexual e informar para outra pessoa sua orientação sexual”, analisa a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

Sílvio Osias: Não é possível que a população do Brasil só tenha pouco mais de um por cento de homossexuais

Em números brutos, foram entrevistadas no estado 2.988 pessoas e dessas, 2.891 se autoidentificaram heterossexuais; 44 homossexuais ou bissexuais; e 54 não sabem ou não quiseram responder.

Já em João Pessoa, a proporção de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais é maior: cerca de 2,9%. Esses indicadores foram de 2,1% para quem se recusou a responder ou não sabiam, e 95% para pessoas que se declaram heterossexuais.

Na capital, foram entrevistas 616 pessoas, onde 585 se autoidentificaram heterossexuais; 18 homossexuais ou bissexuais; e 13 não sabem ou não quiseram responder.

No Brasil, 2,9 milhões de pessoas se autoidentificam como homossexuais ou bissexuais. De acordo com o IBGE, o questionário foi aplicado em cerca de 108 mil domicílios no Brasil, mas representa a totalidade da população. A amostra corresponde a, aproximadamente, 0,07% das pessoas com 18 anos ou mais de idade, estimada, em 2019, em 159,2 milhões.