COMUNIDADE
Engajados: adolescentes da Paraíba tiram o título de eleitor para votar pela primeira vez
Eleições 2022 e o voto do jovem são tema do programa Paraíba Comunidade deste domingo (10), das TVs Cabo Branco e Paraíba.
Publicado em 10/04/2022 às 7:01
No dia 2 de outubro de 2022 os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da república, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Jovens eleitores com idades entre 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor pela primeira vez para poder participar da decisão política, mesmo o voto sendo facultativo nesta faixa etária.
30 mil adolescentes se cadastraram na justiça eleitoral até o dia 31 de março de 2022, segundo o TRE da Paraíba. Em 2018 a Paraíba tinha 2.867.649 eleitores, desses, 49.219 eram jovens entre 16 e 17 anos que optaram por votar, mesmo sem serem obrigados.
Cada voto faz toda a diferença em uma eleição. É assim que pensam alguns dos estudantes da região metropolitana de João Pessoa. Sabrina Freire, 16 anos, aluna do IFPB Patos, considera importante participar das decisões políticas.
O voto decide o nosso futuro e por isso é importante tirar o título de eleitor. Precisamos analisar e escolher em quem vamos depositar esse voto, para posteriormente não sofrer por decisões que tomaram em nosso lugar”, afirma a estudante.
As decisões políticas interferem diretamente na vida da população e é por isso que é preciso conversar sobre o assunto. Sabrina afirma que política é um assunto que se discute sim. “É discutindo que se faz política. Cada candidato mostra sua proposta e cada eleitor tem sua opinião, e creio que a discussão é um processo importante para argumentar, defender seus pontos de vistas e até conscientizar outras pessoas”, explica Sabrina Freire.
O prazo para tirar o título de eleitor pela primeira vez, termina no dia 4 de maio, e pode ser feito de forma online, acessando o sistema TítuloNet, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma selfie segurando um documento de identificação e foto do comprovante de residência atualizado.
>> Acesse para solicitar o título de eleitor
Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado no site do TSE.
>> Para acompanhar requerimento acesse o titulonet/acompanhar requerimento
A apresentação de certificado de quitação militar somente é obrigatória para os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, os quais compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.
Mobilização nas redes sociais
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a adesão ao documento entre os adolescentes é a menor em três décadas: apenas 10% desses jovens tinham se cadastrado como eleitores até janeiro deste ano. Os adolescentes têm até o dia 4 de maio para fazer e regularizar o título, único que permite participação nas eleições.
No último mês de março, diversos influenciadores digitais, organizações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas participaram de um tuitaço, idealizado pelo TSE, para mobilizar os adolescentes sobre a importância de tirar o título de eleitor.
No dia 16 de março deste ano, mais de 4,7 mil usuários do Twitter, segundo a plataforma, participaram da iniciativa, fazendo suas próprias publicações ou retransmitindo as postagens feitas por pessoas a quem seguem. Famosos, como Anitta, Juliette e Lázaro Ramos, clubes de futebol e fanbases de Kpop, também entraram no movimento para incentivar o alistamento eleitoral.
Comentários