Festa das Neves: o que é e como surgiu

Comemorações são em homenagem à padroeira da Paraíba, Nossa Senhora das Neves. No dia 5 de agosto também é celebrado o aniversário da capital paraibana.

Desde 1586, todos os anos, é realizada a Festa das Neves, comemoração em homenagem à padroeira da Paraíba, Nossa Senhora das Neves. Durante esse período, as festividades também marcam a data de fundação do estado, comemorada em 5 de agosto.

O Jornal da Paraíba conta como surgiu a tradicional Festa das Neves, que influenciou as datas de aniversário da capital e do estado, suas raízes históricas, além das atrações culturais para as comemorações deste ano. 

Origem da Festa das Neves 

O que significa a Festa de Nossa Senhora das Neves 

A Festa de Nossa Senhora das Neves, de acordo com o Monsenhor Robson Bezerra, tem cunho religioso, em homenagem à padroeira da cidade de João Pessoa. Também marca o início da fundação do próprio município, há 438 anos. O pároco afirmou em conversa com a reportagem que as festividades representam dois marcos, o próprio religioso, por celebrar uma entidade católica, além do civil, por conta do desenvolvimento da capital.  

Padroeira de João Pessoa 

 A padroeira de João Pessoa é Nossa Senhora das Neves, que é um homônimo da Virgem Maria, na tradição cristã. Esse nome teria sido dado porque um casal italiano, em Roma, pedia para a mãe de Jesus a concepção de uma criança. Como conta a tradição, a Virgem Maria teria indicado que o filho nasceria a partir de uma peregrinação para uma igreja que seria apontada pela santa através do ato de fazer nevar. 

A tradição chegou na capital paraibana e, desde a fundação da Basílica que originou posteriormente as festividades, o local tem o mesmo nome da santa. 

“No ato de fundação da cidade, a escolha do seu nome refere-se à data, de acordo com o calendário católico, em homenagem à santa do dia da conquista da terra, o 5 de agosto, dia de Nossa Senhora das Neves, que em italiano é chamada Madonna della Neve”, explicou o professor de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Wanderson Alberto.

Quando começou a ser comemorada a Festa das Neves 

O início da festa remonta também à construção da basílica de Nossa Senhora das Neves, em 1586. Desde então, os fiéis católicos comemoram e homenageiam a padroeira que está intimamente ligada ao início da história da capital João Pessoa. 

“Em 1586, foi construída simples, de taipa, a igreja matriz de João Pessoa, dedicada à santa padroeira da cidade, Nossa Senhora das Neves. Muito embora, foi demolida por três vezes, e a que conhecemos hoje, a Basílica de Nossa Senhora das Neves, que está localizada na Praça Dom Ulrico, é tombada pelo IPHAEP”, disse o professor de História, em alusão a construção da igreja que foi primordial para o início das comemorações em homenagem à santa na capital paraibana.

Quem organiza a Festa das Neves

Também conforme informações do Monsenhor Robson Bezerra, existem dois organizadores do evento atualmente. A própria Paróquia de Nossa Senhora das Neves, que cuida do lado religioso, além da própria prefeitura que organiza as festividades fora do quadro religioso, como a disposição dos parques. 

Como é a Festa das Neves

Tradicionalmente, a Festa das Neves é realizada no pátio da Igreja Nossa Senhora das Neves e ao longo da Rua General Osório, tendo uma programação dividida entre o ‘sagrado’, com missas, peças e outras atrações, e o ‘profano’, que envolve a comercialização de bebidas alcoólicas em barraquinhas.

Além das apresentações musicais e artísticas, nos últimos anos o evento também tem uma programação religiosa, dedicada à Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade.

Onde fica a Festa das Neves  

Além do pátio da Igreja Nossa Senhora das Neves e a Rua General Osório, com essa divisão entre ‘sagrado’ e ‘profano’, a festa se estende pelas proximidades do largo da igreja de São Francisco, Praça Dom Adauto e Rua Duque de Caxias (antiga Rua Direita) e também no Parque Solon de Lucena, a Lagoa. Essa maior extensão deu-se principalmente por acréscimo de barracas, pavilhões e brinquedos. 

Atrações da Festa das Neves 

Sendo comemorada do dia 27 de julho até o dia 5 de agosto em 2023, a Festa das Neves tem várias atrações culturais, musicais e religiosas, além de parque de diversões.  Com a programação deste ano já revelada, shows vão acontecer, inclusive, no Parque Solon de Lucena, a Lagoa. 

Programação musical 

Show de Peninha em João Pessoa
Peninha é uma das atrações da programação musical da festa das neves em 2023 – Foto: Projeto Seis e Meia /Divulgação

Em 2023, desde o primeiro dia, atrações musicais abrem as festividades. A principal atração fica por conta de Peninha, que se apresenta justamente no dia 5 de agosto. Confira a programação completa abaixo:

  • Parque Solon de Lucena

27/07

19h – Santa Missa de abertura da programação religiosa com a participação da cantora Joanna

28/07

20h – Show com o Padre Márci

29/07

20h – Show com Caronas do Opala

30/07

20h – Show com Tuareg’s

03/08

19h – Show com o Padre Puan Ramos

20h30 – Show com o Padre Rui

04/08

Show com o Padre Nilson Nunes

05/08

19h – Show com Vinícius Mendes

20h30 – Show com Peninha

  • Catedral Metropolitana

29/07

19h – Reisado Estrela do Norte

30/07

19h – Quinteto de Metais da Banda 5 de Agosto

04/08

19h – Barca Santa Marina

  • Exposição Casa da Pólvora

26/08 – 02/09

Exposição “O Milagre das Neves”, curadoria de Augusto Morais

Brinquedos do parque de diversões 

Festa das Neves: o que é e como surgiu
Parque de diversões é uma das opções para quem quiser entretenimento durante a festa das neves – Foto: Prefeitura de João Pessoa

O tradicional parque de diversões da Festa das Neves vai estar novamente disponível para o público no Parque Solon de Lucena. As crianças podem se divertir com o carrossel, roda-gigante e outras atrações.

Monga 

Uma das maiores expectativas por parte do público durante as celebrações da Festa das Neves é a chegada da ‘Monga’, mulher gorila, que é uma das atrações desse período do ano em João Pessoa desde as décadas de 1950 e 1960, quando este tipo de exibição era de grande sucesso. Até os dias atuais, a procura pelo evento também é grande, atraindo espectadores de todas as idades. 

A apresentação consiste em uma pessoa, na maioria das vezes uma mulher, que devido a um jogo de iluminação, ao poucos, vai se ‘transformando’ em uma imagem de gorila para a plateia.