COMUNIDADE
Paraibanos criam bicicleta capaz de produzir suco a partir de pedaladas
A ‘Bike Saúde’ funciona como um motor de liquidificador e é capaz de produzir até dois litros de suco, em menos de um minuto.
Publicado em 22/04/2023 às 8:55 | Atualizado em 22/04/2023 às 9:06
Uma bicicleta que funciona como um motor de liquidificador, capaz de produzir até dois litros de suco, em menos de um minuto, foi criada na Paraíba. O projeto levou dois anos até ficar pronto.
A ‘Bike Saúde’ funciona da seguinte forma: em contato com o pneu, existe um mecanismo que é acionado com o movimento de rotação da roda. Essa peça está ligada à base do liquidificador, que gira na mesma intensidade das pedaladas. Depois, é coar e tomar o suco à vontade.
Conforme Célia Domiciano, presidente da ONG Aliança Franco-Brasileira, e idealizadora do projeto, a ‘Bike Saúde’ foi o nome escolhido, já que ao mesmo tempo, é possível fazer exercício físico, economizar energia elétrica e tomar um bom suco natural.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por ONG Aliança Bayeux (@ongabfb)
Para a ideia sair do papel e ganhar vida, Célia contou com a ajuda de um amigo do Sertão da Paraíba, que é inventor. “Ele nunca estudou, não fez faculdade, mas é um cara que tem um start para essas coisas… E de repente eu levei um protótipo, levei a ideia, e ele demorou dois anos para dar retorno. Mas o retorno veio e deu certo”, explicou a paraibana.
Agora, o desafio é conseguir financiamento para expandir o projeto e fazer com que mais bicicletas sejam fabricadas, para chegar a quem precisa de uma oportunidade de trabalho.
“A ideia é que outras pessoas possam criar o seu empreendedorismo, em outros espaços. Pensamos também em captar recursos através dessa bicicleta, seja na praia, em eventos, alugando para eventos, e mostrar para as pessoas que é possível, também, fazer um suco natural sem custo de energia. Essa é uma ideia que pode disseminar vários empreendedores, principalmente pessoas que precisam gerar alguma renda para a sua família”, finalizou Célia.
* Com informações da TV Cabo Branco
Comentários