Marielle Franco: família “só vai conseguir um pouco de paz quando justiça for feita”, diz tia

Assassinato da vereadora completa cinco anos nesta terça-feira (14). Solange Cavalcante comenta sobre busca por justiça e relação de Marielle Franco com a Paraíba.

Foto: Solange Cavalcante/Arquivo pessoal

Solange Cavalcante, tia de Marielle Franco, diz que a família só terá paz quando a justiça for feita pelo assassinato da vereadora. Morte de Marielle completa cinco anos nesta terça-feira (14). 

“A gente só vai conseguir um pouco de paz quando a justiça for feita em nome desse assassinato de Marielle. É isso que a gente almeja”. 

A professora é sobrinha da mãe de Marielle Franco, a quem chama de ‘Tia Mara’, mas por ser 18 anos mais velha que a vereadora, considera Marielle e a irmã Anielle Franco como sobrinhas.

Visitas de Marielle Franco à Paraíba

Solange relata que a família, que é natural de Alagoa Grande, no Brejo da Paraíba, é muito unida e que as reuniões entre familiares nunca mais foram as mesmas. Ela também conta que Marielle vinha com frequência ao estado para visitar os familiares. 

“Ela estava sempre aqui, todas as férias, aniversários de Luyara, a filha, eram comemorados aqui. Tia Mara vem às vezes três, quatro vezes no ano passar meses com a gente. Somos uma família muito família. Então, não tem mais como a gente se reunir sem chorar, e não rezar em nome de Marielle”. 

Solange Cavalcante relata que toda a família adoeceu após a morte de Marielle, talvez como uma consequência de todo o estresse e angústia vividos. “Para a gente é uma dor, toda a família adoeceu, tem muita gente que está doente. A mãe de Marielle está fazendo tratamento de um câncer. Outras pessoas tiveram câncer”. 

Valor na educação 

Solange Cavalcante lembra que a educação sempre foi muito incentivada na família. A mãe de Marielle Franco, Marinete da Silva, a ‘tia Mara’, foi a primeira pessoa a ser escolarizada na família. Ela se formou em direito, depois incentivou os sobrinhos e posteriormente as filhas. 

“A mãe dela, minha tia, sempre foi uma estrela pra gente. Eu já tinha sido educada por tia Mara. Ela foi a primeira a ser escolarizada, a terminar direito e cuidar de todos os sobrinhos. Ela fazia diferença em nossas vidas, inclusive pedindo pra gente ir pra universidade como ela foi”. 

Assim como a mãe e as tias, Marielle estudou muito. “O legado de Marielle é desde as faculdades, porque Marielle se escolarizou muito. Era muito estudiosa. Marielle foi muito instrumentalizada para ser quem ela é, ia chegar longe, muito longe”.