COMUNIDADE
Tubarões na Paraíba e morte de Sueli Costa são os destaques da semana
Internautas escolheram notícias destaque da semana nas redes sociais do Jornal da Paraíba.
Publicado em 12/03/2023 às 16:50
A notícia sobre o porquê que tubarões não chegam nas praias da Paraíba foi a de maior destaque da semana, para os internautas que acompanham o Jornal da Paraíba nas redes sociais, com 83% dos votos. Já a matéria sobre a morte da compositora Sueli Costa, com 70% dos votos.
Ataques de tubarões em praias de estados vizinhos da Paraíba têm sido destaque nos noticiários e redes sociais. Em 2021, um homem de 32 anos estava na parte rasa da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE), quando foi atacado. Duas semanas antes, na mesma praia, outro homem de 51 anos também foi ferido e chegou a morrer. Porém, os tubarões não chegam à Paraíba.
Mas com tanta proximidade, como os tubarões que atacam nas praias da Grande Recife não chegam nas águas dos mares paraibanos? De acordo com Jocelmo Cássio de Aráujo Leite, biólogo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, já foram vistas algumas espécies de tubarão na Paraíba.
Porém, apesar dessa presença, ataques de tubarões na região costeira da Paraíba são extremamente raros. O professor explica que não há registros científicos desses ataques, só um registro histórico de um ataque na praia do Bessa há muito tempo.
Outro assunto escolhido pelos internautas foi a morte da compositora Suelo Costa, da coluna de Silvo Osias. Ele conta sua admiração pela cantora:
"Sueli Costa viveu e morreu praticamente no anonimato, a despeito de ter sido muito reverenciada pelos colegas, tanto intérpretes quanto instrumentistas. Sempre me perguntei se ela lidava bem com essa condição e sempre achei triste que ela não tenha conquistado a projeção da qual era merecedora pela qualidade do que compunha.
Sueli era autora de muito talento. Era craque nas linhas melódicas e nos desenhos harmônicos, tocando violão ou piano. Deixou, sobretudo nos anos 1970, canções que marcaram a MPB daquela década e permanecem na memória afetiva de quem as ouviu.
Cito algumas: com Elis Regina, 20 Anos Blue, Cão Sem Dono, O Primeiro Jornal; com Maria Bethânia, Coração Ateu, Encouraçado, Demoníaca, Amor, Amor; com Gal Costa, Vida de Artista; com Fafá de Belém, Dentro de Mim Mora um Anjo; com Simone, Face a Face, Jura Secreta, Medo de Amar No. 2, Cordilheira, Vento Nordeste, Música, Música."
Comentários