Trabalhadora é resgatada após quase 40 anos em situação análoga à escravidão em Campina Grande

Além das atividades domésticas, vítima cuidava de pelo menos 100 cachorros adotados pelos patrões.

Mãos de trabalhadora é resgatada após 39 anos em situação análoga à escravidão em Campina Grande; Foto: GEFM.

Uma trabalhadora doméstica, de 57 anos, foi resgatada após passar 39 anos em situação análoga à escravidão, em Campina Grande. O resgate da vítima aconteceu na quarta-feira (3), durante uma operação deflagrada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPF).

A auditora-fiscal do trabalho Lidiane Barros contou que a mulher foi tirada, aos 18 anos, da cidade de origem dela pelo empregador e família dele.

“Cuidava dos patrões idosos, limpava a casa, arrumava e cozinhava, além dos cuidados com a matriarca da família que ficou acamada e com dificuldades de locomoção. Ainda, a empregada vivia um processo de coação psicológica que a levava a aceitar as condições indignas de trabalho com afirmações de que ela teria responsabilidades com os idosos por ser uma pessoa considerada da família”, descreveu a auditora.

A carga de trabalho da vítima ainda teria aumentado há pelo menos cinco anos, quando ela passou a ser responsabilizada pelo cuidado de cerca de 100 cães adotados pelos patrões. Essas atividades eram feitas todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados.

A jornada da trabalhadora iniciava por volta das 7h e se encerrava após a meia-noite por causa do alto número de cachorros e da obrigação de limpar toda a casa e espaços destinados ao abrigo dos animais, além de alimentá-los.

As atividades diárias também envolviam limpar e lavar os canis, limpar fezes e urinas dos cachorros tanto na parte externa, quanto dentro da casa.

Trabalhadora é resgatada após quase 40 anos em situação análoga à escravidão em Campina Grande
Trabalhadora é resgatada após 39 anos em situação análoga à escravidão em Campina Grande