VAMOS TRABALHAR
Concurso do Banco do Brasil: veja como se preparar para a prova
Especialista dá dicas de como o candidato pode ficar atento ao edital para fazer uma boa prova do concurso do Banco do Brasil.
Publicado em 01/01/2023 às 7:02 | Atualizado em 06/03/2023 às 16:36
O edital do concurso do Banco do Brasil foi publicado na última sexta-feira (23), com seis mil vagas em todo o país e 42 vagas imediatas na Paraíba. O certame, organizado pela banca Fundação Cesgranrio, inscreve até o dia 24 de fevereiro de 2023.
As vagas são destinadas para a função de escriturário e exigem nível médio. O candidato também deve indicar qual o perfil profissional pelo qual deve concorrer. São eles:
- Agente comercial, que é o escriturário tradicional
- Agente de tecnologia, que o escriturário voltado para a área de TI
A professora e especialista em concurso, Paula Miguel, explica que a leitura atenta do edital é o primeiro passo do candidato que disputa uma vaga no concurso do Banco do Brasil. Em seguida, ela destaca que é importante fazer um passo a passo sobre o que precisa ser feito na trajetória de estudo até o dia da prova.
"É preciso entender que há um prazo para estudar todo o conteúdo. Além disso, é importante ver os pesos dos conteúdos, que é dividido entre diversas disciplinas, e cada uma tem um peso na prova", relata Paula Miguel. Depois de estudar a teoria, é determinante aplicar o que aprendeu nas questões, sempre com base na banca que vai aplicar a prova.
Escolha do cargo
É preciso ficar atento na escolha do cargo, tendo em vista que ele é dividido em dois segmentos: agente comercial e agente de tecnologia. Ambos exigem disciplinas em comum, como português, matemática, inglês e atualidades do mercado financeiro. No entanto, há disciplinas específicas que são diferentes entre os dois cargos.
Concurso do Banco do Brasil: o que fazer para quem vai começar agora
Para quem vai começar a se preparar agora para o concurso, é importante fazer um apanhado das disciplinas básicas e caprichar no conteúdo específico.
"É importante começar com conhecimentos bancários, para quem vai fazer a prova para agente comercial, matemática financeira, para quem vai fazer para agente de tecnologia, e também tem a parte de probabilidade e estatística e de tecnologia da informação. Não esquecer também de fazer as questões com foco na banca. Isso é muito importante para conseguir ter êxito na prova", detalha Paula Miguel.
O que cai no Concurso do Banco do Brasil?
O concurso público do Banco do Brasil contará com duas fases de classificação, e ambas são eliminatórias, válidas para o cargo de escriturário, para os perfis comercial e de tecnologia, a depender de onde o profissional será lotado e escolher concorrer. As duas etapas de classificação do concurso consistem na aplicação de uma prova escrita objetiva e na aplicação de uma redação. Veja abaixo:
1ª etapa - Prova objetiva
A primeira etapa da prova consiste na aplicação de uma prova escrita objetiva para todos os candidatos, e esta prova irá avaliar os conhecimentos dos candidatos em algumas áreas, e esta etapa é classificatória e eliminatória.
De acordo com o edital, dentro da prova para o cargo de escriturário, há algumas ramificações para os perfis de agente comercial e agente de tecnologia. Para ambos, será aplicada uma prova com 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 dessas questões de conhecimentos básicos e outras 45 questões relacionadas a conhecimentos específicos da função, com cada questão apresentando cinco alternativas e apenas uma delas correta.
Nas questões de conhecimento básico, serão cobrados conhecimentos nas áreas de língua portuguesa, inglesa, matemática e atualidades do mercado financeiro.
Nas questões de conhecimento específico, serão cobrados conteúdos diferentes para os candidatos das duas funções. Quem prestar o certame para a função de agente comercial, na prova objetiva na área de conhecimentos específicos, serão cobrados conhecimentos nas áreas de matemática financeira, conhecimentos bancários, conhecimentos de informática e vendas e negociação. Para o candidato que irá prestar o exame para a função de agente de tecnologia, serão cobrados conhecimentos específicos relacionados às áreas de probabilidade e estatística, conhecimentos bancários e tecnologia da informação.
No edital, a banca organizadora, a Cesgranrio, dispõe sobre os conteúdos programáticos da prova objetiva, que são todos os conteúdos que devem ser cobrados na prova, de acordo com cada área de conhecimento.
2ª etapa - Prova de Redação
Após a classificação na primeira etapa do certame, os candidatos devem realizar mais uma etapa e última do concurso, que é referente a realização de uma redação, esta considerada de caráter eliminatório.
A prova de redação será de caráter dissertativo-argumentativo, e será avaliada de acordo com algumas competências pré-definidas pelo edital, sendo:
- adequação ao tema proposto;
- adequação ao tipo de texto solicitado;
- emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
- capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
- pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância,
- de regência e de colocação).
Dica de estudos para concurso
"O ideal é buscar um profissional que ajude nesse processo, que consiga trazer conteúdo para o candidato de forma prática, objetiva, por isso que existe a parte dos cursos online, dos cursos presenciais, que traz a evolução do candidato de forma prática, que faz com que o aluno absorva o conteúdo de forma transparente e ele consegue ter o resultado que procura", explica Paula Miguel.
Comentários