Concursos para 2023: como se preparar e concorrer a uma vaga

Conforme especialista, há três matérias que demandam atenção porque sempre são cobradas nas provas: língua portuguesa, raciocínio lógico e informática.

Gabarito de concurso. Foto: Reprodução

Somente na Paraíba, existe a estimativa de que 2023 ofereça mais de três mil vagas em concursos públicos. O professor Thyaggo Lucena explicou como os candidatos podem se organizar para começar os estudos e concorrer a uma oportunidade em diferentes certames.

Conforme o especialista em concursos, há três matérias que demandam atenção porque sempre são cobradas nas provas: língua portuguesa, raciocínio lógico e informática.

“Essas disciplinas são cobradas no concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, destacou o Thyaggo sobre mil vagas anunciadas para a área de segurança da Paraíba.

Já para o magistério, as disciplinas básicas são língua portuguesa, legislação educacional e conhecimentos pedagógicos.

De acordo com o especialista, os editais das futuras seleções não diferentes dos anteriores. Por isso, eles devem servir de base aos candidatos.

Como organizar o cronograma de estudos

O primeiro passo para organizar os estudos é listar as atividades que não podem ser deixadas de lado, a exemplo do “trabalho e alimentação”. Os horários livres devem ser preenchidos para estudar.

O candidato deve começar estudando conteúdos teóricos. Isso pode ser feito com material gratuito disponível pela internet. Depois disso, é necessário praticar com a resolução de questões, por exemplo.

Também é importante lembrar de separar um momento para o descanso, conforme ressaltou o especialista.