COTIDIANO
45 podem ter doado órgãos errados por falha de sistema
Até 45 pessoas podem ter doado órgãos que não queriam, disse jornal.Autoridades admitiram erro e afirmaram que caso está sendo apurado.
Publicado em 11/04/2010 às 17:49
Do G1
As autoridades britânicas responsáveis pelos transplantes de órgãos informou neste sábado (10) que está investigando erros na lista de doadores no país, cometidos ao longo da última década.
A agência afirmou que os problemas técnicos da lista, que engloba cerca de 14 milhões de pessoas, existem desde 1999 -e que um pequeno grupo de pessoas pode ter tido órgão removidos indevidamente como resultado disso.
O erro do programa fazia, por exemplo, que pessoas que queriam doar pulmões ou pele fossem incorretamente identificadas como pessoas que queriam doar córneas ou o coração.
O jornal "Sunday Telegraph" afirmou que o problema afetou cerca de 800 mil pessoas -45 das quais podem ter morrido e doado órgãos que não queriam.
As autoridades não confirmaram nem negaram os números divulgados pelo jornal, mas disseram que o caso está sendo apurado.
O erro vem à tona em um momento em que o governo do Reino Unido tentava aumentar o número de doadores de órgãos no país, que tem um dos piores índices na Europa. Atualmente, cada britânico é considerado automaticamente um não-doador, a não ser que se registre como tal ou que um familiar decida pela doação após a morte.
Comentários