COTIDIANO
Abdel Rahim al Keeb é nomeado primeiro-ministro
Al Keeb foi eleito por 26 dos 51 membros do Conselho Nacional de Transição (CNT) – órgão político interino que governa o país.
Publicado em 01/11/2011 às 6:30
O empresário e engenheiro eletrônico Abdel Rahim al Keeb foi nomeado ontem primeiro-ministro da Líbia. Al Keeb foi eleito por 26 dos 51 membros do Conselho Nacional de Transição (CNT) – órgão político interino que governa o país desde a queda do ex-ditador Muammar Khadafi. Entre os principais desafios de Al Kib estão escolher um novo gabinete e organizar eleições para a assembleia que elaborará a nova Constituição do país.
O porta-voz do CNT, Jalal el Gallal, disse que Al Keeb informou que o conselho quis formar um governo interino após a queda de Khadafi porque seus membros atuais haviam sido escolhidos de forma provisória.
O ex-premiê interino, Mahmoud Jibril, cumpriu sua promessa de renunciar depois que a Líbia foi declarada oficialmente "liberta" após a queda da cidade natal de Muammar Khadafi e a morte dele.
O CNT prometeu realizar eleições depois de oito meses para uma assembleia nacional que trabalhará um ano na elaboração de uma nova Constituição antes de um pleito parlamentar.
No início do dia, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, participou de eventos na capital líbia, Trípoli, para marcar o encerramento formal da campanha aérea da organização, que ajudou a derrubar Khadafi. Rasmussen disse que chegava ao fim um capítulo bem-sucedido da história da Otan.
Comentários