COTIDIANO
Ação apreende carros de autoescolas em CG
Veículos estavam com licenciamento atrasado e não eram autorizados para circulação com aprendizes pelo Detran
Publicado em 16/05/2012 às 6:30
Uma operação realizada durante todo o dia de ontem pela Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Paraíba resultou na apreensão de dez automóveis pertencentes a autoescolas de Campina Grande e na prisão de um despachante e do proprietário de uma casa de placas, localizada no bairro das Malvinas. A ação recebeu o nome de ‘Carapanã’, em alusão a um inseto que se agrega às vítimas e vai consumindo aos poucos o seu sangue.
Eram 9h quando os agentes da Corregedoria fecharam todas as entradas e saídas da 1ª Ciretran. O objetivo era fazer uma ‘varredura’ no local e vistoriar todos os veículos de autoescolas, instrutores e possíveis agenciadores que se encontrassem atuando no interior do órgão.
Durante as fiscalizações, várias irregularidades foram encontradas e os automóveis apreendidos. Entre as irregularidades, o licenciamento atrasado de veículos e falhas em documentações de instrutores responsáveis por orientar candidatos a portadores de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).
As denúncias, conforme o corregedor do Detran, Wallber Virgolino, eram de que muitos dos profissionais não tinham habilitação para exercer a função, estando irregulares. Durante as buscas também foram apreendidas cinco CNHs, com supostas irregularidades.
“Alguns dos carros apreendidos estavam com licenciamento atrasado e outros sequer constavam no sistema do Detran como sendo veículos autorizados para circulação com aprendizes. O grande objetivo dessa operação é fazer com que os donos de autoescolas saibam que é preciso atuar dentro da legalidade, do que está previsto na legislação e nas normas do Código de Trânsito e do Detran”, frisou Wallber.
Todos os documentos e material apreendido serão encaminhados para a Superintendência do órgão, que irá analisar se entrará ou não com pedidos de descredenciamento das autoescolas onde as irregularidades foram constatadas. “Os carros apreendidos ficarão no pátio do Detran até que sejam regularizados e retirados. Mas, caso algum desses estabelecimentos insista em continuar atuando na clandestinidade, nós iremos pedir o descredenciamento junto ao Detran”, assinalou Wallber.
Durante a operação, os agentes da Corregedoria ainda apuraram denúncias de que estabelecimentos estariam comercializando lacres e placas irregularmente. “Tomamos conhecimento de um esquema que está funcionando em Campina, que consiste na reutilização de lacres já usados em placas novas. Isso é crime e vamos apurar. Inclusive, o esquema teria o apoio de funcionários até da limpeza”, revelou Wallber Virgolino.
Comentários