COTIDIANO
Acidente mata inspetor de agência nuclear
Carro que transportava o inspetor capotou em uma área situada 250 quilômetros a sudoeste de Teerã; outro inspetor ficou ferido.
Publicado em 09/05/2012 às 6:30
Um inspetor sul-coreano da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (AIEA) em missão no Irã morreu ontem em um acidente de carro no interior do país, segundo anunciaram autoridades iranianas. Outro inspetor, esloveno, ficou ferido quando o carro em que viajavam capotou em uma área situada 250 quilômetros a sudoeste de Teerã. Não há indícios de sabotagem, mas é provável que o incidente seja investigado, apesar de o Irã ser um dos recordistas mundiais em mortes per capita na estrada.
O acidente ocorreu perto da central de Arak, na Província de Markazi. A usina, que deve ser oficialmente inaugurada no próximo ano, abriga um reator de água pesada que, segundo o governo iraniano, produzirá isótopos usados para fins industriais e de luta contra o câncer. Não está claro se os inspetores estavam a caminho da usina ou se já a haviam visitado.
O governo iraniano enviou condolências à família do sul-coreano e a seus colegas de AIEA. Peritos internacionais fazem visitas regulares ao Irã.
Comentários