COTIDIANO
Agência confirma urânio no Irã
A confirmação acirra a tensão entre Teerã e o Ocidente, cujo último capítulo foram os exercícios militares realizados pelo Irã no golfo Pérsico.
Publicado em 10/01/2012 às 8:00
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), confirmou que o Irã começou a enriquecer urânio a 20% nas instalações subterrâneas de Fordo, próximo de um complexo militar a 20 quilômetros da cidade sagrada de Qom.
A confirmação acirra a tensão entre Teerã e o Ocidente, cujo último capítulo foram os exercícios militares realizados pelo Irã no golfo Pérsico e sua ameaça de bloquear o estreito de Hormuz.
A ameaça é uma reação à imposição de mais sanções à economia iraniana pelos EUA e ao anúncio de que a União Europeia (UE) cogita medidas semelhantes. Os países ocidentais duvidam dos alegados fins pacíficos do programa nuclear iraniano.
Apesar de o governo iraniano dizer que o enriquecimento serve somente para alimentar um reator energético e para estudos científicos, o início das operações em Fordo aumenta os temores internacionais quanto à capacidade do Irã produzir ogivas nucleares.
Comentários