COTIDIANO
Agentes são treinados para incêndio
Agentes penitenciários recebem treinamento especial para gerenciar e combater focos de incêndios; curso aconteceu em CG.
Publicado em 17/08/2012 às 6:00
O 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), promoveu ontem em Campina Grande um curso de capacitação para gerenciamento de focos de incêndio. Aproximadamente 30 agentes penitenciários receberam instruções de como controlar chamas e primeiros socorros para as vítimas.
A intenção foi instruir na teoria e prática sobre medidas básicas que devem ser tomadas para salvar vidas e evitar maiores danos após uma ocorrência, até a chegada de um atendimento especializado na unidade prisional. Um boneco foi utilizado para as atividades.
No último dia 14, uma briga entre três detentos provocou um princípio de incêndio na Penitenciária Máxima de Patos, no Sertão paraibano. Os detentos atearam fogo em colchões. As chamas foram detidas pelo próprios agentes até a chegada dos bombeiros.
As normas de prevenção e combate a incêndio foram baseadas no Programa de Brigadas de Incêndio (NBR 14276). “De nada adianta querer socorrer alguém, se você não souber usar medidas de segurança. A pessoa pode estar prejudicando o atendimento se não sabe o que fazer. Prestamos informações úteis para gerenciar situações até que o serviço especializado resolva o problema”, disse o instrutor tenente Martins, integrante do Centro de Atividades Técnicas do 2º Batalhão.
Comentários