COTIDIANO
Agreste lidera estatística e onda de violência já atinge 38 cidades
Publicado em 04/11/2011 às 6:30
-
A onda de assaltos a agências e postos dos Correios já atingiu 38 municípios da Paraíba só este ano. A região do Agreste, polarizada por Campina Grande, é a área mais afetada com 44% dos casos. Foram 24 assaltos em 16 cidades. Já no Cariri são 12 assaltos registrados em nove cidades, enquanto no Litoral foram 12 casos em sete cidade. A região com o menor índice é o Sertão paraibano, com seis cidades atingidas.
Para José Leite, gerente dos Correios na região de Campina Grande, é preciso reforçar o policiamento nas cidades pequenas para barrar a onda de assaltos. “Das 58 cidades da nossa área de cobertura, 42 só têm policiais de plantão nos finais de semana”, afirma.
Mas a Polícia Federal, responsável pela investigação dos casos, alerta que a fragilidade na estrutura das agências está atraindo a atenção dos bandidos. “Hoje, os Correios atuam como correspondentes bancários, sem as exigências necessárias para um banco. A maioria das imagens que chegam até nós são pouco nítidas e não ajudam nas investigações”, explica Adriano Moreira, delegado da PF em Campina Grande.
Os Correios estão elaborando um plano de segurança que deverá ser implementado a partir de janeiro. Entre as ações está a contratação de vigilantes e até a instalação de portas giratórias em agências. Um mapeamento feito pelos Correios aponta que 70 agências são consideradas de alto risco para assaltos.
Comentários