COTIDIANO
Aplicação na PB das provas do concurso do Ministério da Fazenda ocorre de forma tranquila
Publicado em 27/04/2014 às 18:30
A aplicação das provas do concurso do Ministério da Fazenda, na Paraíba, na tarde deste domingo (27), ocorreu de forma tranquila. De acordo com Katia Tatiana Almeida, coordenadora responsável pela aplicação das provas na Paraíba, o concurso ocorreu como esperado, sem que tenha havido nenhum contratempo. Em todo o Estado, foram 7.774 candidatos inscritos, sendo 4.235 somente em João Pessoa. Estão sendo oferecidas 1.026 vagas para o cargo de assistente técnico-administrativo, sendo 20 na Paraíba.
A enfermeira Erika Waleska Medeiros, por exemplo, chegou ao local de prova com mais de uma hora de antecedência. Ela, que já vem se submetendo a concursos há mais de três anos, aposta na chance de um emprego federal para garantir sua estabilidade financeira. "Não estou 100% confiante, mas alguma confiança a gente tem que ter", diz.
Já o auxiliar administrativo Anderson Santos estava fazendo seu primeiro concurso e, mesmo sem apostar muito que iria fazer uma boa prova, já começava a pensar em um próximo certame. "Pra esse, eu não me dediquei muito. Comecei a estudar faz só dois meses e, mesmo assim, era só em casa. Agora, tô pensando em fazer o concurso do HU e, pra esse, espero fazer um cursinho, me programar melhor", afirma.
A candidata Sâmia Carvalho, por sua vez, por pouco não perde a prova. Acontece que, mesmo tendo chegado com bastante tempo de antecedência, ela havia esquecido sua carteira de identidade em casa e seu marido só conseguiu chegar até o local de prova quando faltava apenas cinco minutos para que os portões se fechassem. "Eu decidi de última hora que não ia trazer a bolsa, e aí acabei deixando a identidade dentro dela", conta.
Durante as quatro horas de duração da prova, os candidatos tiveram que solucionar 70 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Conhecimentos de Informática e Atualidades) e 20 de Conhecimentos Específicos (Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público, Ética do Servidor na Administração Pública, Administração Pública Brasileira e Regime Jurídico dos Agentes Públicos).A divulgação na internet dos gabaritos e das questões das provas aplicadas está prevista para esta segunda-feira (28), sendo o período para recursos do dia 29 a 30 deste mês. Já a publicação do resultado final será no dia três de junho.
Rafaela Gambarra
Comentários