icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Após rebelião e pente fino, visitas e banho de sol são suspensos no Serrotão

Ainda por medidas de segurança,  20 pesos foram transferidos para o PB1, em João Pessoa, ainda no dia de ontem (27). 

Publicado em 28/07/2015 às 12:26

O banho de sol e as visitas íntimas estão suspensas por tempo indeterminado no presídio Raimundo Asfora (Serrotão) em Campina Grande. A decisão foi tomada pela direção da penitenciária após a rebelião ocorrida nesta segunda-feira (27). Ainda por medidas de segurança, 20 pesos foram transferidos para o PB1, em João Pessoa. Na manhã desta terça-feira (28) foi concedida uma coletiva de imprensa para falar sobre o caso.

Ainda durante a tarde e início da noite de ontem (27) foi realizada uma operação pente fino em todos os pavilhões, que resultaram na apreensão de aproximadamente 50 facas, 25 celulares, 1kg de drogas além de várias baterias, carregadores, fones de ouvidos e chips operadoras. O mais preocupante é que um revólver calibre 38 também foi encontrado no pavilhão 9 e estava com três munições, sendo duas deflagradas. No memento em que os agentes entraram no pátio, houve troca de tiros e o presidiário Weber Ruani Frazão de Melo, 26 anos, foi baleado na cabeça.
O diretor do presídio do Serrotão, Delmiro Nóbrega também falou da maneira como os agentes foram recebidos ao entrarem no pátio. “Assim que começamos a entrar no setor dos pavilhões fomos recebidos com pedradas, pedaços de madeira e até tiros, o que nos deixou surpreso. Felizmente nossos agentes conseguiram conter o grupo enquanto o reforço não chegava, pois a todo tempo os presos diziam que pessoas iriam morrer e cabeças seriam arrancadas”, contou o diretor.
De acordo com o Secretário de Administração Penitenciária, Wagner Dorta, ainda não foi possível identificar se o tiro que feriu o presidiário Weber Ruani Frazão de Melo partiu dos agentes ou da arma que estava com os presidiários. “Já abrimos um procedimento administrativo e também acionamos a Polícia Civil para investigar de onde o tiro partiu e em qual circunstância. Cada detalhe será apurado minunciosamente”, disse ele.
Ainda de acordo com o secretário, o motivo para a rebelião foi a inconformidade dos presos com as novas medidas de segurança que estão sendo adotadas pela direção do presídio. “Todas essas afirmações sobre falta de alimentação são falsas. Eles estão irritados pela rigidez nas fiscalizações, que tem resultado em apreensões semanais de drogas e celulares jogados por cima do muro e também em pequenas mudanças nos horários do banho de sol. Nós não vamos recuar. Eles precisam entender que quem manda é o estado”, acrescentou.
Reformas
Durante a rebelião os presidiários quebraram grande, portões e danificaram a estrutura dos pavilhões. Na manhã desta terça-feira (28), o Serrotão começou a passar por reformas e por conta dos reparos, o banho de sol e as visitas íntimas ficarão suspensas. Pelo fato dos operários precisarem se adequar a rotina do presídio, as obras devem levar alguns dias.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp