COTIDIANO
Arte de Chico está acima de partidos, da esquerda, da direita!
Publicado em 27/04/2017 às 6:09 | Atualizado em 31/08/2021 às 7:45
Conheço pessoas que passaram a ouvir Chico Buarque só por causa do apoio dele ao PT.
Conheço pessoas que deixaram de ouvir Chico Buarque só por causa do apoio dele ao PT.
Acho parecidas as duas posturas.
São reducionistas.
Circunscrevem o grande artista e sua arte à intolerância do atual debate político e ideológico travado no Brasil.
Estou tocando no assunto por causa de uma postagem de Chico cantando Tanto Mar que fiz, no 25 de abril, a propósito do aniversário da Revolução dos Cravos. Recebi mensagens muito reveladoras, tanto de amor quanto de ódio.
Tento respondê-las nesse texto.
Começo com o óbvio. Chico Buarque é um artista extraordinário. Um dos maiores da nossa canção popular em qualquer tempo.
Sempre foi um homem de esquerda. Isso é absolutamente legítimo. A rigor, nem engrandece nem diminui sua arte. O que o fez (faz!) um gigante da música produzida pelos brasileiros foi (é!) o absoluto domínio que tem do artesanato da canção. Música e letra, uma nascida para a outra, uma indissociável da outra. Como um segredo que não se revela. Como um mistério que não se desvenda. Só se contempla. Só se admira.
Chico é assim. Muitas, infinitas belezas reunidas num cancioneiro. Quando fala do individual, quando se debruça sobre o coletivo. Desde a juventude, tempo dos clássicos instantâneos. Até a maturidade (agora, a velhice), de canções mais refinadas, de assimilação mais lenta e difícil.
Não é justo que a sua música só seja ouvida por causa de uma circunstância política. Ou que, na outra ponta, por isso seja execrada. Os atuais impasses serão superados, substituídos por outros, mas arte como a de Chico atravessa o tempo. Tem permanência.
Encanta, fascina, alegra, entristece, humaniza.
Fecho, então, com o Caetano de Festa Imodesta, um samba que Chico gravou:
E acima da razão a rima
E acima da rima a nota da canção
Bemol, natural, sustenida no ar
Viva aquele que se presta a esta ocupação
Salve o compositor popular!
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