icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Assaltos nos transportes coletivos aumentam mais de 300% em CG

Dados são do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros.

Publicado em 06/03/2015 às 7:26 | Atualizado em 19/02/2024 às 17:09

Os constantes assaltos nos ônibus coletivos, em Campina Grande, estão assustando os passageiros. Dados do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros de Campina Grande (Simcof) mostram que no ano passado, 300 assaltos foram registrados em boletins de ocorrência da Polícia Militar. Este número é 328,5% maior que os casos registrados em 2013 (70) pelo sindicato.

Neste mês de março, os registros de assaltos continuam preocupando e na última quinta-feira foram registradas quatro ocorrências nos ônibus da cidade. Dois casos ocorreram no bairro da Liberdade e os demais no José Pinheiro e Bodocongó. Após um destes ataques, o bandido foi detido pela própria população que correu atrás do acusado durante a na fuga. De acordo com o Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (Ciop), o acusado do assalto foi flagrado, por volta das 10h, assaltando um ônibus na rua Espírito Santo, na Liberdade, e levado para a delegacia.

Três minutos depois, a Polícia Militar registrou mais um assalto na rua Almirante Barroso, também na Liberdade. Um homem armado de faca entrou dentro do ônibus e assaltou o cobrador e em seguida fugiu a pé. O bandido estava usando uma camisa listrada nas cores azul e cinza. À tarde, um ônibus da linha 505 foi assaltado, por volta das 15h10, no bairro de José Pinheiro, na zona leste de Campina Grande. Um homem armado de revólver entrou no veículo e levou a quantia de R$115,00 do motorista, fugindo em seguida.

À noite, três homens armados fizeram um arrastão em um ônibus coletivo próximo à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no bairro de Bodocongó. O ônibus estava com vários estudantes universitários que tiveram, bolsas, carteiras, celulares e dinheiro levados pelos três bandidos. Depois de pegarem os objetos, os bandidos desceram do veículo próximo a um posto de combustível e fugiram.

A estudante Nátally Fernandes, 20 anos, utiliza o transporte público para a universidade e afirmou que já escapou de um assalto por poucos minutos. "Minha sorte é que desci uma parada antes, mas sempre me sinto insegura, principalmente quando pego um ônibus na integração, já que é onde os assaltantes costumam entrar"", contou.

Segundo o presidente do Simcof, Antonino Macêdo, já foram registrados, nos dois primeiros meses do ano, 12 assaltos. Já de acordo com os dados do Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (Ciop), foram registrados onze assaltos entre o primeiro dia deste ano e o final da manhã de ontem, sendo cinco em janeiro, um em fevereiro e cinco neste mês de março.

O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), major Gilberto Felipe, ressaltou que operações como a 'Ônibus Seguro' tem sido realizadas na cidade. Ele destacou que é importante as vítimas sempre acionarem a Polícia Militar em casos de assaltos ou de suspeitas. “Esse conflito de dados às vezes ocorre porque após sofrerem roubos as vítimas não acionam o Ciop e vão direto para a Delegacia de Polícia Civil.

Informar o fato à Polícia Militar é importante para que as equipes realizem buscas e prendam os assaltantes em flagrante”, salientou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp