COTIDIANO
Atentado deixa 14 mortos na Somália
Pelo menos 14 pessoas morreram após dois homens-bomba detonarem explosivos em um restaurante no centro de Mogadício.
Publicado em 21/09/2012 às 8:00
Pelo menos 14 pessoas morreram após dois homens-bomba detonarem explosivos em um restaurante no centro de Mogadício, capital da Somália, ontem.
De acordo com as autoridades locais, um dos homens ativou o artefato dentro do estabelecimento, enquanto o outro suicida o fez em frente ao local. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pela ação.
O restaurante atacado era frequentado pelas classes altas da capital somali, incluindo celebridades, estrangeiros e membros da política. O local era tido como um símbolo do renascimento da cidade.
Um dos porta-vozes do grupo radical islâmico Al Shabab, Ali Mohammed Rage, disse que a milícia não ordenou a ação, mas que um simpatizante pode ter feito a explosão por conta própria.
"Não ordenamos diretamente os ataques, mas existe muita gente indignada que nos apoia. A ação foi obra de simpatizantes furiosos com a situação na Somália e em particular pela intervenção militar estrangeira".
O grupo reivindicou diversos atentados anteriores desde que foram expulsos de Mogadício em uma operação de tropas da União Africana, em 2011.
A ação acontece uma semana depois que os militantes do Al Shabab tentou fazer uma ação contra o presidente eleito do país, Hassan Sheick Mohammud, após um processo de transição iniciado em 2004. A eleição do mandatário, na semana passada, foi considerada por seus partidários como um voto pela mudança em um país mergulhado em conflito há mais de duas décadas.
Comentários