COTIDIANO
Atuação integrada pode reforçar segurança
Publicado em 11/08/2013 às 8:00 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:28
A segurança na orla marítima tem sido tema de frequentes debates entre a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ministério Público e Órgãos de Segurança. Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a integração entre a Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal é positiva e reforça a segurança de turistas e moradores da capital.
“É um projeto maravilhoso, até porque todo agente público preparado para cuidar da segurança é de extrema importância. É uma junção de forças para melhorar cada dia mais a vida do cidadão, inclusive com o uso de câmeras de monitoramento da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana). Mas nós temos noção que isso ainda não é suficiente, tendo em vista o crescimento no número de visitantes e aumento da criminalidade”, avaliou Ruth Avelino.
A presença dos guardas municipais na orla marítima também foi aprovada pela Companhia Especializada em Atendimento ao Turista (CEATur), e, segundo o comandante da companhia, capitão Onieberth Elias, a atuação dos guardas é positiva para a PM, já que são mais 'olhos' voltados para a prevenção de crimes.
“É muito importante ter um servidor público da prefeitura, previamente identificado na orla da capital, porque isso inspira confiança ao cidadão. São olhos a mais que a PM vai ter, já que é um cidadão idôneo, de confiança, que quando não puder atuar vai acionar a Polícia Militar”, afirmou o capitão Onieberth.
Comentários