COTIDIANO
Aves são apreendidas
Operação integrada entre Ibama e polícias Civil e Militar apreendeu cerca de 400 aves na região de Patos.
Publicado em 27/01/2012 às 6:30
O tráfico de animais silvestres no Sertão da Paraíba sofreu ontem mais um ‘golpe’. Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está intensificando ações no Estado e apreendeu cerca de 400 aves silvestres na região.
A ação foi iniciada desde o último dia 17 de janeiro, com trabalho investigativo desencadeado na região de Patos. Os agentes do órgão vão permanecer até o próximo sábado fazendo uma ‘varredura’ em municípios localizados na região de Patos.
Durante a ação do Ibama, desenvolvida com apoio das Polícias Civil e Militar, foram apreendidas espécies raras de aves silvestres.
Elas serão encaminhadas para a sede do órgão na cidade de Cabedelo, onde será feita uma triagem e todas receberão acompanhamento, até que tenham condições de retornar à natureza.
Mais de dez proprietários foram notificados, mas os nomes dos acusados não foram revelados pelo órgão. Eles poderão responder por crime contra o meio ambiente, com base na Lei n° 5.197/67, que prevê reclusão inafiançável de até cinco anos e multa.
Conforme a coordenadoria do instituto, muitos criadores espontaneamente entregaram as gaiolas e pássaros para evitar uma punição mais severa.
Comentários