COTIDIANO
Avião que caiu em Campina Grande passa por perícia de pesquisa
Perícia visa investigar a condição técnica do motor e a condição de combustível da aeronave.
Publicado em 10/04/2025 às 9:14

O avião de pequeno porte que caiu na última quarta-feira (9) no distrito de São José da Mata, em Campina Grande, segue passando por perícia técnica nesta quinta-feira (10). O trabalho está sendo feito por equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA), com o objetivo de identificar possíveis falhas no motor, nas estruturas da aeronave e na condição do combustível.
A perícia de pesquisa começou ainda no dia do acidente e teve continuidade na manhã desta quinta, com início às 8h. A previsão é de que os trabalhos avancem até o início da tarde.
Um caminhão-guincho já se encontra no local para auxiliar na remoção do avião, mas ainda não há prazo definido para que isso ocorra.
O piloto, de 65 anos, e o mecânico, de 33, que estavam a bordo da aeronave no momento da queda, receberam alta médica ainda na noite de quarta-feira (9).
Segundo o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, ambos chegaram conscientes e orientados à unidade de saúde, após serem socorridos por moradores da região antes da chegada do Samu e do Corpo de Bombeiros.
Técnicos do CENIPA foram deslocados de Recife, em Pernambuco, para realizar os primeiros levantamentos no local do acidente. A investigação tem caráter técnico e busca identificar fatores que possam ter contribuído para a ocorrência. O órgão reforça que o processo não tem como objetivo atribuir culpa ou responsabilidade, mas sim prevenir futuros acidentes.
Universidade diz que avião não era usado para instrução
O avião modelo Cessna 150H, fabricado em 1968 e registrado em situação normal na ANAC, pertence a uma universidade particular de Campina Grande. Inicialmente, havia a informação de que a aeronave era utilizada para instrução de voo, mas a Unifacisa, responsável pelo avião, negou essa finalidade.
Em nota, a instituição informou que o monomotor não possui relação com o curso prático de aviação oferecido e que o piloto realizou um pouso forçado após identificar uma falha logo após a decolagem.
Avião atingiu muro de casa durante queda

O acidente aconteceu próximo a uma área residencial. A aeronave chegou a atingir o muro de uma casa. A dona de casa Rosimere Araújo estava no quintal quando o avião se aproximou. “De repente, vi ele chegando perto do muro, pensei que tinha caído aqui dentro. Foi quando escutamos o piloto gritando por socorro”, relatou.
Ela e o pedreiro Edilson Pereira, que trabalhava nas proximidades, ajudaram a socorrer as vítimas. “Tô um pouco assustado ainda, mas tô bem”, disse Edilson. No quintal da residência, uma das asas do avião atingiu a casinha do cachorro da família, que, por sorte, não estava no local no momento da queda.
Comentários