COTIDIANO
Bin Laden assume tentativa de atentado em avião e faz novas ameaças
Suposta fala do líder da al-Qaeda foi transmitida pela rede Al-Jazeera. Bin Laden diz que EUA não viverão em paz enquanto apoiarem Israel.
Publicado em 24/01/2010 às 11:03
Do G1
Uma gravação de áudio que seria do líder da rede terrorista al-Qaeda foi transmitida neste domingo (24) pela rede de TV árabe Al-Jazeera. Na fita, Osama bin Laden assume a responsabilidade pela tentativa de atentado a um avião que seguia para Detroit, no Natal de 2009, e afirma que os ataques continuarão. "A mensagem enviada a vocês pelo heroi nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab é uma confirmação de nossa mensagem prévia transmitida por nossos herois do 11 de setembro".
Em seu site de notícias, a rede de TV informa que o áudio parece ter sido gravado no mês passado. Segundo a reportagem, Bin Laden diz que os EUA nunca viverão em paz até que a paz esteja com os palestinos. "É injusto que vocês vivam em paz quando nossos irmãos sofram demais em Gaza. Assim sendo, nossos ataques continuarão enquanto vocês continuarem a apoiar Israel."
Atentado frustrado
No dia de Natal do ano passado, o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab tentou explodir um avião que pousava em Detroit, mas a bomba acabou não explodindo e ele foi preso. Ele disse aos agentes federais que havia sido treinado pelo braço da rede al-Qaeda no Iêmen.
O incidente gerou uma pressão sobre o país, e uma operação de caça a milutantes islâmicos foi deflagrada pelo governo iemenita.
Comentários