COTIDIANO
Boato sobre 'toque de recolher' causa pânico
Diante da denúncia, policiais militares e civis decidiram ocupar o bairro e intensificar rondas e abordagens em vários pontos da orla da capital.
Publicado em 22/11/2013 às 8:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:13
Um suposto boato sobre 'toque de recolher' que teria sido imposto por traficantes no bairro São José, em João Pessoa, no início da noite de ontem, causou pânico aos moradores de alguns bairros da capital. Diante da denúncia, divulgada nas redes sociais, policiais militares e civis decidiram ocupar o bairro e intensificar rondas e abordagens em vários pontos da orla da capital.
Segundo o subcomandante da Região Metropolitana, tenente-coronel Lívio Delgado, a informação de que haveria um toque de recolher no São José, a partir das 21h de ontem, se espalhou porque a ação seria em resposta à morte de um homem ocorrida no bairro na última terça-feira. Mais de 30 policiais, entre equipes do Choque e da Rondas Ostensivas Táticas (Rotam) foram até o bairro e realizaram abordagens. De acordo com Lívio Delgado, o mesmo trabalho foi realizado em Manaíra, Tambaú e Cabo Branco durante toda a noite.
“Recebemos essa informação com responsabilidade e verificamos os locais à medida em que as denúncias chegavam. Mas não encontramos nada”, explicou.
O tumulto espalhado na internet quebrou a rotina de muitos estudantes ontem à noite. Numa faculdade localizada na BR-230, próximo ao bairro de Manaíra, os alunos foram liberados por volta das 20h. A confusão afetou ainda estudantes de bairros distantes da orla, como Jaguaribe, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Tambiá, na faculdade Unipb; e José Américo, na escola estadual Daura Rangel.
“O nosso policiamento está em toda a cidade. Mas, está mais intensificado no bairro São José e nos bairros vizinhos.
Lamentavelmente, alguém irresponsável divulgou essa informação falsa, isso foi se espalhando e as pessoas ficaram com medo”, explicou o tenente-coronel Lívio Sérgio.
Ainda segundo o oficial, a pessoa que publicou o suposto boato nas redes sociais foi identificada ainda durante a noite de ontem e o caso será investigado pela Polícia Civil. O secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, informou que o policiamento foi intensificado no bairro de maneira preventiva. “A partir de amanhã vamos instaurar um inquérito e quem for identificado será indiciado. A população não pode ser vítima de um pânico falso causado por pessoas sem um mínimo de escrúpulo e responsabilidade”, disse. Além do secretário de Segurança, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, e o delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Alberto, também estiveram no bairro São José. Lívio Sérgio informou ainda que o policiamento no bairro será intensificado durante todo o dia de hoje.
Comentários