COTIDIANO
Botafogo-PB alinha solidez na Série C para enfrentar adversários diretos na briga pelo acesso à Série B de 2023
Desde a quinta rodada entre no G-8, o Belo terá uma difícil missão pela frente. Nas próximas seis partida, duis serão contra times entre os oito melhores classificados e quatro que brigam diretamente pelo avanço.
Publicado em 12/07/2022 às 9:05
O Botafogo-PB tem feito uma campanha equilibrada na Série C do Campeonato Brasileiro de 2022. Na quinta posição da classificação e ainda com uma partida atrasada, o Belo tem 22 pontos — quatro atrás do líder Mirassol e dois à frente do Manaus, nono colocado. No G-8 do torneio desde a rodada #5, o Alvinegro da Estrela Vermelha terá uma prova de fogo pela frente. Isso porque, dos seus próximos seis adversários, dois deles estão entre os seis primeiros e os outros quatro brigam diretamente por uma vaga na segunda fase.
A Série C do Brasileirão tem um histórico marcante de equilíbrio entre os competidores. E a competição de 2022 é um exemplo claro disso. Faltando cinco rodadas para o término da primeira fase, a distância do terceiro colocado para o 14º é de apenas cinco pontos. O Botafogo-PB, visando o tão sonhado acesso para a Série B de 2023, tem feito o dever de casa. Em 14 rodadas, o Belo só não esteve entre os oito primeiros em apenas duas: a segunda e a quarta. Desde a rodada #5, o Alvinegro da Estrela Vermelha tem se mantido entre os oito melhores classificados.
Chegando cada vez mais próximo da reta final da competição, o Botafogo-PB tem uma prova de fogo pela frente. Nas próximas seis rodadas, a equipe paraibana enfrentará dois times que estão dentro do G-8 — o líder Mirassol e o Figueirense, sexto colocado —, e quatro equipes que vêm logo atrás na busca pelas primeiras posições: Manaus, Aparecidense, Ypiranga-RS e Remo.
O Botafogo-PB respira um pouco mais aliviado em relação aos seus adversários de disputa tendo em vista que ainda tem um jogo a mais para fazer. Porém, a partida atrasada é justamente contra o líder Mirassol. Mesmo assim, a situação parece confortável para o Belo. Segundo cálculos matemáticos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 32 pontos são suficientes para avançar de fase na Série C. Com isso, dos próximos 18 a serem disputados pelo Alvinegro da Estrela Vermelha, a equipe de Itamar Schülle precisaria de 10 para garantir de fato a classificação.
No entanto, se o avanço de fase aparenta estar mais próximo, a chance de rebaixamento não está descartada. Para não correr esse tipo de risco, o clube da Maravilha do Contorno precisa conquistar pelo menos mais três pontos. Agora com 22 na classificação, o time paraibano ainda tem 7,2% de risco.
O volante Adriano Júnior, inclusive, reconheceu que as próximas partidas do Botafogo-PB na Série C não serão fáceis, mas admitiu que o clima está bom na Maravilha do Contorno e a equipe sabe da importância do acesso para a Série B.
Itamar tem mantido um clima e um ambiente bom. Sabemos da importância do acesso. Sabemos que são jogos difíceis, mas vamos buscar a vitória na próxima partida, comentou.
O próximo compromisso do Botafogo-PB na Terceirona será diante do Ypiranga-RS, em Erechim, no Colosso da Lagoa, no próximo sábado, às 18h. A equipe gaúcha está com 19 pontos — três do Belo — na 11ª posição.
Confira todos os jogos restantes do Botafogo-PB na Série C:
- Ypiranga-RS x Botafogo-PB (Sábado - 16/7 - 18h - Colosso da Lagoa)
- Botafogo-PB x Remo (Domingo - 24/7 - 19h - Almeidão)
- Manaus x Botafogo-PB (Sábado - 30/7 - 17h - Arena da Amazônia)
- Botafogo-PB x Mirassol (Quarta - 03/8 - 21h30 - Almeidão)
- Botafogo-PB x Figueirense (Segunda - 08/8 - 20h - Almeidão)
- Aparecidense x Botafogo-PB (Sábado - 13/8 - 17h - Aníbal Toledo)
Comentários