COTIDIANO
Botafogo-PB contrata novos jogadores, e Gerson ganha possibilidades para montar time na Série C do Brasileirão
Treinador do Alvinegro da Estrela Vermelha já vai relacionar Anderson Rosa para o confronto contra o ABC, além de admitir a possibilidade de usar Adílson Bahia e Gustavo Coutinho juntos em campo.
Publicado em 03/06/2022 às 10:45
Gerson Gusmão concedeu entrevista na Maravilha do Contorno nnessa quinta-feira, e conversou sobre diversos assuntos envolvendo a atual fase do Botafogo-PB. O treinador chegou a falar sobre a chance de escalar Adílson Bahia e Gustavo Coutinho para atuarem juntos, admitiu que vai relacionar o meia Anderson Rosa para o duelo contra o ABC, falou sobre Nino Mipibu, dando a entender que o jogador só deverá jogar com mais frequência em 2023 e projetou o confronto contra o time potiguar, pensando em uma vitória para assumir pelo menos a vice-liderança ou quem sabe a liderança da Série C do Campeonato Brasileiro de 2022.
ANDERSON ROSA
Contratado na última semana pelo Botafogo-PB para suprir a vaga deixada por Anderson Paraíba, Anderson Rosa já será relacionado pelo técnico Gerson Gusmão para o confronto contra o ABC. De acordo com o técnico, com o número de desfalques na posição, o novo atleta do Belo será utilizado, ainda que não esteja 100% fisicamente.
Anderson Rosa já vai ser relacionado. É um atleta que ainda não está pronto para jogar muito tempo. Mas, pela nossa necessidade, se tivéssemos o Esquerdinha, não iríamos acelerar esse processo do Anderson. Ele precisa de um recondicionamento pelo tempo que ficou parado. Mas, pela necessidade, a gente pensa em utilizá-lo em uma parte do jogo, disse.
ADÍLSON BAHIA E GUSTAVO COUTINHO
Adílson Bahia e Gustavo Coutinho são dois dos principais artilheiros do Botafogo-PB na Série C do Campeonato Brasileiro até aqui. O primeiro atacante tem dois gols marcados na competição, enquanto o segundo balançou as redes três vezes. Sobre os dois atuarem juntos, Gerson Gusmão admitiu que existe a possibilidade. Mas, para isso, é ele disse que ajustará a equipe para colocar volantes com uma maior mobilidade e atacantes de lado que tenham a velocidade como característica.
Existe a possibilidade do Adilson Bahia jogar junto do Gustavo Coutinho, desde que a gente consiga equilibrar com outros atletas. Um pouquinho mais de velocidade. Eles não têm a velocidade como característica. Volantes e jogadores de lado de campo. A equipe é uma engrenagem. São dois definidores. Com certeza vão ter jogos que eles vão iniciar ou participar juntos. Precisamos aproveitar as finalizações, que é aquilo que eles têm de melhor. São situações que estão sendo treinadas e planejadas, afirmou.
NINO MIPIBU
Anunciado oficialmente no último dia 25, o meio-campista Nino Mipibu pode não jogar este ano. Isso porque o técnico Gerson Gusmão acredita que ele precisa ser lapidado para entrar em campo pelo Botafogo-PB.
Nino é um atleta jovem que estamos pensando mais para o ano que vem. Inserir no grupo. Fazer um trabalho físico de ganho de massa muscular. É um atleta que está abaixo ainda daquilo que a gente precisa e espera. Mas, dentro da necessidade, pode ser que apareça sim. No momento, não é uma intenção nossa, falou.
3-4-3? 4-3-3? 4-4-2?
Gerson Gusmão tem utilizado diferentes variações táticas no Botafogo-PB em 2022. No entanto, o 3-4-3 parece ter sido o encaixe que o técnico mais visualiza acertos na temporada. Ainda nesse sentido, ele acredita que o esquema precisa ser aprimorado para que a equipe obtenha mais resultados positivos na terceira divisão. No entanto, o treinador ainda frisa que pode mudar a forma do time jogar de acordo com o que cada partida pode pedir da equipe.
É relativo. Os números eles falam algumas coisas. Não de uma maneira mais complexa. Mas são dados. Em cima desses dados a gente tem que ter uma atenção e saber analisar. Tivemos alguns jogos com uma linha de três zagueiros e sofremos menos gol. Até por característica e até pelos jogadores na laterais. Com uma linha de 4 a gente acabou tendo dificuldade. É sempre em cima da característica dos atletas. Aquilo que ele pode nos entregar dentro da sua condição. A gente busca sempre ajustar o sistema defensivo. A gente precisa passar segurança para os demais setores. Essa formação vem dando certo e temos que aprimorar para que possamos continuar fazendo uma boa campanha na Série C, comentou.
GUSTAVO SALOMÃO
Com as lesões de Bruno Ré e Lucas Gabriel, o Botafogo-PB agiu rápido no mercado e contratou o lateral-esquerdo Gustavo Salomão. O técnico lamentou as lesões dos dois primeiros atletas, mas já bancou Alessandro na titularidade da posição.
Nós tivemos a infelicidade de perder o Bruno Ré em um primeiro momento, e agora o Lucas Gabriel. Nós temos somente o Alessandro e o Gustavo Salomão nós conseguimos em um período rápido para suprir essas ausências, exprimiu.
ATACANTES DO BOTAFOGO-PB
Nos dois últimos jogos do Botafogo-PB, a bola balançou a rede através das cabeçadas do zagueiro Leandro Camilo, em jogadas que passaram por Nádson. Mas, em 2022, se tem alguém que é o nome do Alvinegro da Estrela Vermelha nesse quesito, é o atacante Gustavo Coutinho. No entanto, os outros nomes de ataque do Belo, segundo Gerson Gusmão, tem caído de produção e, para retomar os bons momentos, é preciso que desfrutem de boas atuações nos treinamentos para reproduzir isso em campo.
Atacante é sempre mais cobrado. A gente teve no início com Leilson, principalmente na Copa do Nordeste, um aproveitamento acima da média. Já na Série C e Paraibano, uma queda com esses atacantes de lado em termos de gols. As oportunidades estão aparecendo. A gente está buscando aproximar isso. Vamos estimular o atleta a repetir aquilo que se faz no jogo. Tenho certeza que os números vão melhorar. Esses atacantes de lado não estão contribuindo com gols, mas contribuindo com jogadas. O importante é sempre a equipe marcar e conquistar os pontos necessários, afirmou.
NÁDSON E LEANDRO CAMILO
Por fim, em decorrência das últimas atuações, Gerson Gusmão bancou o meio-campista Nádson e o zagueiro Leandro Camilo no planel principal do Botafogo-PB, que enfrentará o ABC, no próximo sábado, às 17h, em jogo válido pela rodada #9 da Série C do Campeonato Brasileiro.
O Nádson hoje é o meia titular da equipe. Com a saída do Anderson Paraíba e a lesão de Esquerdinha ele assumiu essa posição. A gente colocou ele parar jogar apenas 30 minutos para não se lesionar, já que estava desgastado. E deu certo. Pôde entrar e ser decisivo. O Leandro Camilo ataca bem a bola. A gente está sabendo aproveitar isso. Jogador hoje que é titular da equipe. Buscou a titularidade dentro do seu trabalho. É assim que a gente procura trabalhar e esperamos que mais atletas possam desenvolver, finalizou.
Comentários