COTIDIANO
Brasil é segundo em consumo de cocaína na América
Relatório da ONU diz que Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos. Consumo no Barsil aumentou 0,3% entre pessoas de 12 a 65 anos.
Publicado em 26/06/2008 às 16:42
Da Redação
Com informações da BBC
O consumo de cocaína aumentou no Brasil. É o que indica o Relatório Mundial sobre Drogas 2008 divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC).
Segundo os dados, o país é o segundo maior consumidor da droga nas Américas, com 870 mil usuários, atrás apenas dos Estados Unidos, com seis milhões.
Entre 2001 e 2005, houve aumento de 0,4% para 0,7% no consumo de cocaína entre pessoas de 12 a 65 anos.
O UNODC ainda destaca que as maiores apreensões em plantações de maconha na América do Sul são feitas no Brasil, com 167 toneladas métricas recolhidas.
Consumo nas Regiões
A região Nordeste tem o menor índice de consumidores da droga. A taxa é de 1,2%. A região com maior taxa de consumo é a Sudeste, apontando 3,7% da população entre 12 e 65 anos como consumidora.
O documento indica que "as crescentes atividades de grupos que traficam cocaína nos Estados da região sudeste impulsionam a oferta da droga".
"O território do Brasil é constantemente explorado por organizações criminosas internacionais que buscam pontos de rota para envio de cocaína proveniente da Colômbia, Bolívia e Peru para a Europa", diz o relatório. "É provável que isso tenha trazido mais cocaína para o mercado local."
Comentários