icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Brasileiro morre em pista de esqui na Argentina

Irmão da vítima acusa estação turística de descaso.Direção do complexo diz que brasileiro ocupava pista para esquiadores experientes.

Publicado em 18/07/2008 às 10:37

Do G1

Um brasileiro morreu dias após sofrer um acidente numa pista de snowboarding da estação turísticas de Las Leñas, na Argentina. O irmão da vítima acusa o complexo de não prestar socorro adequado, enquanto a direção da estação se defende dizendo que o rapaz utilizou uma pista que apenas esquiadores experientes costumam usar.

A estação de Las Leñas é a mais famosa da Argentina. O vale com pistas sinuosas é um dos melhores na América do Sul para a prática de esqui e snowboarding. Na internet é possível encontrar vídeos postados por turistas que passaram pelo local. Alguns até se arriscam em manobras bem perigosas.

Não foi esse o caso do brasileiro Dimas Fernandes de Souza. O rapaz, de 22 anos, nunca tinha esquiado na vida. Nos dois primeiros dias em Las Leñas, ele praticou snowboarding na pista para iniciantes. No terceiro dia, passou às pistas intermediárias.

Mas numa das descidas, dia 8 de julho, Dimas fez uma curva para o lado direito, se desequilibrou e caiu. Rolou por quatro metros e bateu com a cabeça no chão. O irmão, Diego, o acompanhava. Dimas se sentou, e disse que estava bem, mas que sentia a cabeça doer. Em seguida perdeu a consciência.

Diego acusa a estação de não ter prestado socorro adequado ao irmão. Ele fotografou a ambulância usada no socorro: uma antiga Besta, que, segundo o rapaz, não tem a configuração de uma UTI-móvel.

Com traumatismo craniano, Dimas passou nove dias na UTI de um hospital em San Rafael, cidade próxima a Las Leñas. O irmão chegou a denunciar o caso à imprensa local.

Dimas, porém, resistiu e morreu logo depois de o irmão procurar a imprensa.

Versão de Las Leñas

O diretor-geral de Las Leñas, Alfredo Fucci, conversou por telefone com o Jornal da Globo. Ao contrário da versão da família do brasileiro, ele disse que no momento do acidente Dimas e o irmão estavam numa pista de nível “vermelho”, para esquiadores experientes. Ele afirmou que a estação não está preparada para atender casos graves e, por isso, foi necessário transferir o brasileiro de ambulância para um hospital. Ele, porém, não soube dizer se a ambulância tem equipamento adequado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp