COTIDIANO
Caixas eletrônicos do BB foram violados com furadeiras, diz perícia
Quatro caixas foram arrombados em agência na Torre, em JP. Atuação dos assaltantes explicita fragilidade na segurança bancária. Alarme sequer dispararam. VEJA FOTOS.
Publicado em 28/03/2010 às 10:56
Karoline Zilah
Fragilidade. Esta é a palavra que traduz o sucesso que um grupo de assaltantes teve ao arrombar caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil no bairro da Torre, em João Pessoa, neste fim de semana. O equipamento utilizado foi uma simples furadeira, com a qual foi possível violar quatro aparelhos e retirar todo o dinheiro.
O fato demonstra a insegurança nos caixas eletrônicos, suscetíveis aos arrombamentos e até à instalação de aparelhos fraudulentos, como os 'chupa-cabras', que retêm senhas de cartões. Outro detalhe que chama a atenção é que em nenhum momento o alarme da agência disparou, segundo informaram representantes da empresa de vigilância Servi-San, que atende o estabelecimento.
De acordo com os funcionários, foi feito um contato com a empresa responsável pelo monitoramento eletrônico desta agência, mas nenhuma anormalidade teria sido constatada do sábado (27) até este domingo (28).
O arrombamento foi percebido por um funcionário aposentado do Banco do Brasil, que esteve na agência por volta das 7h para sacar dinheiro. Ele contactou a Polícia e a gerência bancária informando que havia encontrado lonas e caixas violados.
Equipes do 1º Batalhão da Polícia Militar, do Instituto de Polícia Científica (IPC) e integrantes da gerência desta agência se concentraram no local na tentativa de apurar como o crime aconteceu.
No local, foram encontradas lonas que serviram para encobrir uma área e disfarças o trabalho dos bandidos, além de uma caixa de brocas para furadeira.
Até o momento, não há uma conclusão sobre o horário em que a agência foi invadida. Não havia nenhum sinal arrombamento nas portas que dão acesso ao setor de autoatendimento. A perícia também não informou se o sistema de câmeras de segurança foi danificado.
O gerente da agência, Anselmo Santos, disse ao Paraíba1 que as imagens ainda não serão liberadas, porque antes é necessário obter uma autorização do núcleo nacional de segurança do Banco do Brasil.
Funcionamento
Ainda de acordo com Anselmo Santos, o funcionamento da agência da avenida Beira Rio deverá ser modificado neste início de semana devido aos transtornos causados pelos caixas eletrônicos danificados.
Ele acredita que o expediente ficará conturbado na segunda-feira (29) devido aos reparos que deverão ser feitos. A expectativa é de que o atendimento ao público só seja reativado na terça-feira (30).
Comentários