COTIDIANO
Campanha brasileira é criticada pela Unaids
Coordenador da Unaids criticou o recuo da campanha que originalmente era focada nos jovens gays.
Publicado em 19/07/2012 às 8:00
O coordenador da Unaids no Brasil, Pedro Chequer, fez duras críticas ao recuo do governo brasileiro na campanha do Carnaval contra a Aids, originalmente focada nos jovens gays. Segundo ele, a campanha foi substituída por outra, "inócua" e com "erros técnicos".
"O Brasil corre risco de um retrocesso nessa área de mobilização social através de campanhas, à medida em que procura atender demandas de alguns segmentos sociais que efetivamente propugnam que não se utilize a fundamentação da ciência e da epidemiologia", afirmou, durante coletiva para divulgar ontem, os novos dados da Aids no mundo.
Um dos entraves no combate à doença é, justamente, reduzir preconceito e discriminações envolvendo o vírus e populações vulneráveis.
Em fevereiro, um dos vídeos da campanha do Carnaval foi colocado no site do Ministério da Saúde. Nele, dois garotos se acariciam e ganham uma camisinha de uma fada. Após polêmica, o vídeo foi vetado para a campanha na TV aberta, o que gerou críticas contra o ministério.
À época, a pasta alegou que o vídeo havia sido colocado indevidamente o site, e que ele seria dirigido apenas a públicos segmentados.
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