COTIDIANO
Campina Grande é o 10° município no Brasil em homicídios contra jovens
Promotor da Infância e Juventude aponta soluções urgentes que podem serem tomadas para reduzir o número de homicídios
Publicado em 06/08/2010 às 19:51
Jorge Barbosa
Entre o levantamento feito pelo promotor Herbert Douglas Targino, curador da Infância e Juventude em Campina Grande, está a classificação de Campina Grande como a 10ª cidade brasileira em número de homicídios contra os jovens. Preocupado, o promotor apontou uma série de medidas que podem ser tomadas para tirar a cidade desse ranking.
Para Targino, é importante um combate sério à questão da bebida alcoólica. “Quiçá o Sindicato dos bares entenda da necessidade de fazermos uma experiência da redução no horário de funcionamento dos bares em Campina, durante o horário noturno com análises e recadastramento dos bares, para observar-se as condições especiais de funcionamento para cada unidade comercial desta natureza na cidade e quais as que poderiam ter um horário mais estendido”, disse.
O promotor defende também um maior combate às drogas, com uma polícia de inteligência mais atuante, fornecendo condições para um trabalho diligente e eficaz. Herbert Targino defende também o uso das leis de forma forte. “Como por exemplo, fiscalizações em cumprimento ao Estatuto do Desarmamento e da Lei Seca, por parte das polícias atuando sistematicamente unidas, as policias Civil e Militar”.
Ele defendeu o combate à criminalidade por zonas, atuando diretamente no problema. Segundo o curador da Infância, num total de 5.564 municípios do país , em 4.355 municípios (78,3%), não houve nenhum registro de homicídio nessa faixa onde se enquadra Campina Grande, que somente nesse ano teve 101 homicídios, resultando num aumento de 40% em relação ao ano passado.
“Já diversos municípios brasileiros, de médio porte, ostentam um número de homicídio de crianças e adolescentes bem maior que muitos países do mundo, com população infinitamente maior”, avaliou o promotor. “E Campina Grande, na Paraíba, com 383 mil habitantes, é a 10ª cidade no Brasil onde se tem o maior número de homicídios praticados contra crianças e adolescentes”.
Campina apresenta maior número de homicídios que:
- Costa Rica, com 4 milhões de habitantes e 16 homicídios na faixa de 0 a 19 anos de idade;
- Japão, com 126 milhões de habitantes e 57 homicídios;
- Espanha, com 43,3 milhões de habitantes e 27 homicídios;
- Itália, com 58 milhões de habitantes e 31 homicídios.
Comentários