COTIDIANO
Candidatos são convocados para 3ª etapa do concurso da PMPB
Publicado em 23/10/2014 às 11:49
O Governo do Estado convocou 1.774 candidatos para realizarem os exames de saúde do concurso público para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A avaliação será feita entre os dias 3 e 14 de novembro e os candidatos devem conferir o dia e local de apresentação, divulgados no site www.pm.pb.gov.br.
Esta é a terceira etapa do certame, que tem caráter eliminatório, onde concorrem todos os aprovados no exame psicotécnico, etapa anterior realizada no mês de setembro.
Os candidatos foram divididos em grupos para a realização dos exames de saúde, que acontecerá de 3 a 7 no Centro de Educação da PM, em João Pessoa, de 10 a 12 no 2º Batalhão, em Campina Grande, e nos dias 13 e 14, no 3º Batalhão, na cidade de Patos, de acordo com a opção de vaga feita por cada candidato.
A coordenadora adjunta de Comunicação da Polícia Militar, capitã Carla Marques, informa que a terceira etapa tem o objetivo de avaliar o estado geral de saúde do candidato, tanto físico, quanto mental. “A avaliação é feita para apontar se o candidato possui condições indispensáveis ao desempenho da atividade policial militar, que exige critérios de saúde específicos dos profissionais que vão trabalhar para promover a segurança pública dos cidadãos paraibanos”, destacou.
Os candidatos devem observar atentamente a data de apresentação e levar, no horário e local estabelecidos na convocação, todos os 14 exames laboratoriais exigidos no concurso. No dia da entrega, os convocados irão se submeter também a exames médicos, odontológicos e biométricos – este último avaliando altura, que é de no mínimo 1,65 m para o masculino e 1,60 m para o feminino. Os detalhes sobre as exigências desta etapa podem ser conferidos no item 9 do edital do concurso, disponível também no site da Polícia Militar, na parte de concursos públicos. O certame terá ainda duas fases, a física e a avaliação social.
Maior da história – O concurso para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, realizado este ano, foi o maior da história das duas instituições, com mais de 58 mil inscritos. O Estado paga atualmente a um soldado – cargo que exige nível médio de escolaridade – o salário inicial de R$ 2.548,16, podendo ainda receber adicional por plantão extra remunerado, que chega a R$ 1.025,46 de complemento, além de gratificações inerentes ao cargo. O salário é reajustado todo mês de janeiro com a data-base do servidor público do Estado da Paraíba.
Comentários