COTIDIANO
Cespe implementa procedimento de aplicação de prova para deficientes visuais
Publicado em 03/05/2014 às 10:15
Os candidatos com deficiência visual agora poderão contar com uma novidade incorporada pela organizadora Cespe: a prova vocalizada. Feita a partir do caderno de questões adaptado que é comumente utilizado pelo ledor em um evento, em um ambiente de gravação sigiloso da coordenadoria acadêmica, colaboradores devidamente capacitados como ledores pelo Cespe gravam a prova, lendo-a em voz alta, como se estivessem no ambiente de aplicação de prova, e subdividindo-a em diferentes partes. A segmentação serve para que, no momento da aplicação, seja possível repetir apenas o fragmento da prova que o candidato solicite.
O recurso foi desenvolvido pela Coordenadoria Acadêmica do Centro, diante da necessidade de se padronizar a leitura das provas para os candidatos com deficiências visuais e que necessitam de atendimento especializado. De acordo com o Coordenador Acadêmico, Marcus Vinícius Soares, mesmo atuando-se com ledores devidamente capacitados, ainda é possível que ocorram leituras diferentes, fruto da natureza humana do trabalho. Isso advém desde estilos de declamação distintos até domínio das áreas de conhecimento que são cobradas nas seleções. “A grande vantagem da Prova Vocalizada é a uniformização da leitura das questões para todos os candidatos que necessitam deste auxílio”, comenta Soares.
Por ser pré-gravada, a Prova Vocalizada permite o controle de qualidade da interpretação de cada questão. “O ledor tem todo o auxílio necessário, de maneira orientada, para que a leitura seja fiel”, explica Soares. Além disso, caso ocorra uma pronúncia incorreta, o equívoco pode ser imediatamente corrigido e regravado. O produto final também passa por revisões dentro da Coordenadoria.
Os próximos passos para a ferramenta são de amadurecimento e consolidação, para que seja utilizada por todos os candidatos que necessitam de ledores. O uso da Prova Vocalizada será previsto no edital de abertura de eventos futuros.
Comentários