COTIDIANO
China prende 22 em escândalo de leite adulterado
Pessoas detidas são acusadas de introduzir a substância, usada para a fabricação de plástico, na cadeia de distribuição do leite.
Publicado em 30/09/2008 às 8:22
Do G1
A polícia da China prendeu 22 pessoas suspeitas de produzir melamina - a substância encontrada em laticínios adulterados que provocaram a morte de quatro bebês e deixado outros 50 mil doentes.
As pessoas detidas são acusadas de introduzir a substância, usada para a fabricação de plástico, na cadeia de distribuição do leite.
A polícia realizou batidas em fazendas de produção de leite e laticínios na província de Hebei, no norte do país, e confiscou mais de 220 quilos de melamina.
Produtos chineses manufaturados com leite foram alvo de recall em todo o mundo.
A agência de notícias da China, Xinhua, disse que, das 22 pessoas detidas, 19 eram gerentes de 17 fazendas de gado, pastagem e de usinas para a venda de leite.
Mais de 800 policiais participaram da operação, realizada em 41 locais em Shijiazhuang, capital de Hebei, de acordo com a Xinhua.
De acordo com a polícia, a melamina foi produzida em fábricas clandestinas e vendida para fazendas de gado e usinas de venda de leite.
Segundo a Xinhua, uma das pessoas detidas estava produzindo "proteína em pó" contendo melamina desde o ano passado.
Um outro suspeito disse que o leite que ele fornecia sempre foi rejeitado pela Sanlu, a empresa onde o leite tóxico foi descoberto pela primeira vez no mês passado e que tem sua sede em Shijiazhuang.
Ele afirmou que foi instruído a acrescentar melamina no produto, como forma de aumentar a proporção de proteína no leite - o que o ajudaria a passar no teste da Sanlu.
Fórmula
Milhares de crianças foram hospitalizadas com problemas renais e quatro crianças morreram depois de beber leite em fórmula contaminado com melanina.
A indústria do leite na China está à beira do colapso e os importadores de alimentos contendo leite e derivados.
O Ministério do Comércio de Mianmar também se uniu aos países que estão realizando recall e barrou a entrada de produtos chineses que contém leite desde a semana passada, de acordo com o semanário Myanmar Times.
A China é o maior parceiro comercial de Mianmar.
Mais de uma dúzia de países asiáticos e africanos, além de 27 países-membros da União Européia, tomaram medidas para proibir ou limitar o consumo de produtos chineses importados que possuem leite em sua fórmula.
Cinco crianças em Hong Kong, uma em Macau e quatro pessoas em Taiwan teriam desenvolvido pedras nos rins depois de consumir produtos chineses contaminados.
As autoridades estão tentando restaurar a reputação dos fabricantes chineses através de uma reforma ampla do sistema de coleta de leite do país, disse o jornal "China Daily".
O governo chinês disse que está enfrentando o problema com franqueza, mas organizações de direitos humanos dizem que a cobertura jornalística do escândalo está sendo controlada, e aqueles que desejam ajudar as vítimas estão sendo intimidados.
Segundo a rede de ativistas pelos direitos humanos China Human Rights Defenders, o governo central ordenou que toda a mídia chinesa siga a linha oficial sobre o assunto, impedindo a exposição de problemas profundos que existem no sistema.
Especialistas dizem que a ingestão de pequenas quantidades de melamina não prejudicam a saúde, mas o uso constante pode provocar problemas renais, especialmente em crianças.
Comentários