COTIDIANO
Chuva de meteoros Líridas pode ser observada em todo o país nesta sexta-feira (22)
Desde o dia 15 até o dia 29 deste mês, o planeta passa pela região do espaço onde estão os detritos do cometa.
Publicado em 22/04/2022 às 17:32
Uma chuva de meteoros chamada Lyrids ou Líridas pode ser vista no Brasil, na noite desta sexta-feira (22) e início da madrugada de sábado (23). O melhor horário para ver o espetáculo no céu é às 1h da madrugada do dia 23 e as regiões Norte e Nordeste terão uma visão mais privilegiada, segundo o Observatório Nacional (ON).
A Terra está passando pela região do espaço onde estão os detritos do cometa Thatcher, que forma a chuva de meteoros, desde o dia 15 de abril e seu pico acontece nesta sexta-feira.
Ainda conforme o Observatório, a chuva de meteoros Líridas está na constelação de Lyra, a harpa. As Líridas são a chuva de meteoros mais antiga conhecida, observadas por 2700 anos.
O primeiro avistamento registrado de uma chuva de meteoros líridas remonta a 687 aC. pelos chineses e o cometa Thatcher foi descoberto em 5 de abril de 1861, segundo o ON.
"Para observar a chuva de meteoros Lyrids é preciso estar em local de baixa poluição luminosa e olhar na direção norte. Para facilitar essa orientação indicamos que o observador direcione seu braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste), assim ele estará de frente para o norte", disse o Observatório.
Na madrugada do dia 22 para o dia 23 de abril, teremos o pico de chuva de meteoros Líridas! Vem saber mais detalhes em: https://t.co/ZaZFz1iOYy pic.twitter.com/SlP6lqMs2V
— Observatório Nacional (@Obs_Nacional) April 19, 2022
Comentários