COTIDIANO
Chuvas intensas provocam alagamentos em casas e causam transtornos no trânsito de João Pessoa
Segundo dia consecutivo de chuvas causou transtornos em vários bairros. Inmet emitiu um alerta vermelho para todo o litoral da Paraíba.
Publicado em 05/02/2025 às 15:28 | Atualizado em 05/02/2025 às 18:33
A chuva intensa que atinge João Pessoa nesta quarta-feira (5) causou diversos transtornos para moradores de vários bairros, incluindo José Américo, Bancários e Geisel. Pelo segundo dia seguido, casas, ruas e avenidas ficaram alagadas, semáforos apresentaram falhas e transtornos no trânsito são registrados em diferentes regiões da cidade.
Por volta das 15h, a Semob João Pessoa identificou três locais com acúmulo significativo de água, dificultando ou impedindo a passagem de veículos:
- Avenida Hilton Souto Maior, no trecho da A&C e na lateral da Transnacional Cel. Augusto F. Maia (Viaduto do Cristo)
- Avenida Valdemar Naziazeno (próximo à Central de Polícia)
- Rua Bancário Sérgio Guerra (região do Equilíbrio do Ser)
A Semob confirmou, por volta das 17h, que o volume de água reduziu e os trechos foram liberados.
Uma árvore também caiu ao lado de um centro médico na Rua Otávio Novais, no bairro Miramar, atingindo um veículo. A queda bloqueou completamente a rua, e o local ficou fechado para o tráfego de veículos.
No bairro Valentina, um carro ficou preso no alagamento, e o motorista precisou ser guinchado por um trator, além de contar com a ajuda de populares para sair do local.
Casas ficaram alagadas
A recepcionista Rosinalva da Silva Rodrigues contou que vive na Rua Francisco Alves Rodrigues, no bairro Valentina, há 20 anos, e que a situação nunca muda: a água entra na casa, apesar das barreiras de ferro que a família colocou. Em entrevista à TV Cabo Branco, ela disse que todos os móveis foram danificados e os eletrodomésticos queimados.
"Perdi todo o material da minha filha, que tinha começado as aulas agora", lamentou a recepcionista.
Na Avenida Belém, no mesmo bairro, os moradores também ficaram com as casas inundadas.
Já no Bairro das Indústrias, telespectadores da TV Cabo Branco também enviaram imagens de casas com grande acúmulo de água.
Calçamento cede na Ladeira São Francisco
Parte do calçamento da Ladeira São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa, cedeu após as chuvas. O trecho afetado fica nas proximidades da Casa da Pólvora.
O coronel Kelson Chaves, da Defesa Civil, informou que o órgão avalia a necessidade de interditar a via. Até a última atualização desta notícia, o trânsito seguia liberado.
Avião tem dificuldades para pousar no Aeroporto de João Pessoa
Um avião vindo de Congonhas não conseguiu pousar no Aeroporto de João Pessoa e teve o pouso cancelado na tarde desta quarta-feira devido às chuvas intensas que atingiram a capital. O voo arremeteu e foi desviado para Recife. De acordo com a Aena, os passageiros serão realocados em um novo voo com destino a João Pessoa.
Alerta vermelho de chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta para chuvas intensas, colocando o litoral da Paraíba sob alerta vermelho de grande perigo.
De acordo com o Inmet, o alerta vermelho (grande perigo) prevê chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Também há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
Inicialmente, o Inmet emitiu um alerta laranja para toda a Paraíba, incluindo a região litorânea. O alerta segue ativo.
Segundo o Inmet, esse nível de alerta prevê precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm ao longo do dia, além de ventos fortes, que podem variar de 60 a 100 km/h. Nessas condições, há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Comentários